EDITORIAL: O que é FATO e BOATO envolvendo suposto aumento para o funcionalismo de Itaguaí!


Primeiramente, estou escrevendo e publicando essa postagem, com um certo grau de perplexidade. Sempre ao longo da história desse blog, publicamos sobre projetos, cobrimos os concursos públicos, ora protestamos, ora informamos. Porém, está é a primeira vez que escrevo para informar aos meus leitores e leva-los a reflexão sobre uma série de boatos envolvendo supostos aumentos que seriam dados a qualquer momento aos servidores públicos da cidade. A seguir, publicarei algumas informações para que você, leitor do Blog Cidadania do Porto possa reconhecer o que é real do que é imaginário.

1ª Questão

BOATO - "O PREFEITO IRÁ DAR UM AUMENTO IMEDIATAMENTE..."

FATO - O prefeito não pode conceder dois (2) aumentos anuais ao seu funcionalismo! Quando o plano Real foi criado, em 1994, a lei que criou a nova moeda PROIBIU terminantemente qualquer governante, em qualquer esfera (Federal, Estadual ou Municipal) de conceder mais do que um (1) único reajuste anual. Cabe lembrar, que se excluí dessa regra, aumentos parcelados. O que nada tem haver com a situação de nossa cidade, onde o atual prefeito concedeu no início do ano a aumento em uma única parcela.

Fonte: CNTE



2ª Questão

BOATO - "O PREFEITO DÁ O AUMENTO QUE QUISER NA HORA QUE QUISER..."


FATO - Até o prefeito conceder um aumento para o funcionalismo, existe um processo longo. Primeiramente, o prefeito envia uma mensagem ao legislativo municipal propondo dar um aumento, e com isso, dá ciência aos vereadores do valor proposto pela prefeitura para o aumento. Segundo, os vereadores analisam a mensagem e formulam uma lei autorizativa dando um teto onde autorizam o prefeito a dar um aumento até o teto proposto. Ao receber a lei, o prefeito decide qual aumento dar, até o teto votado na lei autorizativa.


3ª Questão

BOATO - "O PREFEITO DARÁ 100000000....% DE AUMENTO PRA ANO QUE VEM...."

FATO - Acredito que o atual prefeito pode até mesmo conceder um aumento para validade em 2013 (A confirmar), mas se o atual prefeito conceder um aumento ao funcionalismo que ultrapasse os 60% da arrecadação da cidade, certamente responderá pelo crime de responsabilidade fiscal. Cabe lembrar que acho difícil a câmara aprovar um negócio desses, se isso comprometer as contas da cidade. Pense comigo, caro leitor, você acha que o atual prefeito bancará o risco de ser processado? Para uma pessoa que certamente quer voltar em 2016, ele provavelmente não tocará no assunto, deixando pro próximo prefeito resolver a questão.



Amigo leitor do Blog Cidadania do Porto, pense comigo, se o prefeito realmente quisesse conceder um lindo presente de natal aos seus servidores, teria feito abertamente, com cobertura da mídia ou comunicado aos meios oficiais, ao invés dessa onda de boataria, que só tem um motivo: Iludir o funcionário público, dando a ele a falsa esperança de um aumento. Sempre é o velho papo: "Eu ouvi dizer...", "ou vim da prefeitura" e "ouvi esse papo com colegas"...., "vim da administração" e estavam falando disso... 

Amigos, sejamos francos, para o prefeito atual conceder mais um aumento, somente poderá fazer com a autorização da câmara municipal e a sua validade só será possível para o próximo ano, pois o aumento desse ano já foi concedido. Espero ter trazido um pouco de luz, no meio dessa babilônia de boataria que só tem um objetivo: Iludir e machucar as esperanças de nossos colegas.

Prof. Danilo Aguiar

9 comentários:

  1. professor Danilo confio em vc

    ResponderExcluir
  2. Na Secretaria Municipal de Educação está confirmando que nao haverá aumento algum!!! Como disse o Professor Danilo, é apenas BOATOS!!! Talvez esse "aumento" seria o repasse do FUNDEB! Que ele terá q repassar aos profissionais da área de Educação! Afinal ,apresentação da Prestação de Contas , durante a transição do novo Prefeito!!!

    ResponderExcluir
  3. Prof. Danilo, gostaria de saber quantos minutos são cada tempo de aula para professor (DE-4) e que horas começa as aulas no turno da manhã?

    ResponderExcluir
  4. Que absurdo o prof. Danilo fez em apoia um candidato ou outro não é um! Não existe e nunca existiu um veículo de comunicação que seja neutro, toda informação tem um posicionamento politico, pois essa visão de neutralidade politica não existe.

    O que prof. Danilo fez, para ser questionado agressivamente sobre sua orientação politica? O prof. Danilo, não é Jesus, Buda, Oxalá ... É o prof. Danilo e tem todo direito de expor suas opiniões sobre qualquer assunto. O prof. Danilo não pediu a ninguém para segui-lo e que todo do blog deve aceitar sua palavra como a ultima, a correta ou verdadeira. O prof. Danilo somente é uma pessoa que tem uma visão, ação, posicionamento politico... em prol de uma transformação social. Desde modo algumas pessoas que presenciam opiniões do prof. Danilo divergentes das suas, sentem-se traídas.

    A parti daí as pessoas traídas (boa parte) começam a evidência e especular situações em que nada contribuí para esclarecer ou resolver o assunto.

    Obs: Queria (desejo) que o boato fosse verdade, pois serei funcionário da PMI como prof. DE-4, não conheço o município e muito menos o prof. Danilo.

    ResponderExcluir
  5. Professor Danilo Aguiar o senhor saberia me informar se tem vaga no(ciep 300 ) ou na escola (Oscar Jose de souza) e se caso houver contratados eu posso entrar no lugar deles? SOU CONCURSADO .

    ResponderExcluir
  6. Não possuo esse tipo de informação! Abraços

    ResponderExcluir
  7. o boato de aumento do funcionalismo sempre rondou a prefeitura ainda mais nesse governo... e ate o fim vai rondar e ainda vai ser uma coisa que o proximo vai herdar....
    agora que um vereador reeleito deste municipio esteve na festa dos funcionario da educaçao dizendo que ter aumento de 30%... mais como sempre so acredito vendo na minha conta e no meu contra-cheque...

    ResponderExcluir
  8. É... e o salário tá aí para provar que não passava de B O A T O.

    ResponderExcluir
  9. O prefeito eleito Luciano Mota usou a arma que poderia usar pra ganhar eleição,acreditou quem quis.Aumento de 10000000% para concursados e não demitiria contratados ,como ele vai fazer para nomear o pessoal dele e de quem apoiou ele? Desde cargo de confiança (secretários,sub-secretários,coordenadores,chefe de gabinete,ainda tem o vice-prefeito).Tudo que o prefeito quiser fazer ele dependerá da câmara para realizar,pra isso os vereadores estão ai!Espero que esse mandato tenhamos oposição pois somente assim,teremos certeza que os vereadores estarão do lado do povo.Sem oposição não a democracia e nessa somente o povo perde!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!