Editorial: A fila da Odebrecht - Jovens de ITAGUAÍ querem mais oportunidades de trabalho!


Milhares de Jovens de Itaguaí e região precisaram 
humilhar-se em busca de uma oportunidade de emprego!

Neste sábado (27/10) de manhã, acordo, tomo meu banho, me visto para ir a igreja. Pego o ônibus, meio sonolento, depois de uma semana de trabalho, vou sempre a igreja. Ao pegar o ônibus noto que ele está mais cheio que de costume, muitos jovens dentro do ônibus! Os jovens, munidos de seus currículos, então pedem o motorista para pararem no ponto mais próximo possível do Centro de Oportunidades da Odebrecht, no centro de nossa cidade, conhecido por todos.

Ao passar nas proximidades do Centro de Oportunidades daquela empresa, as 9 horas da manhã me deparo com uma cena grotesca e humilhante, fiquei perplexo ao ver esta imagem! Vi uma fila onde estavam milhares de jovens em busca do primeiro emprego. Jovens vindos principalmente de Itaguaí e cidades próximas, numa fila sem fim, que chegou a dar uma volta inteira naquele quarteirão. Não era necessário frisar que naquele dia, chegou a dar 37°C na sombra.


Jovens na cidade precisaram enfrentar uma fila quilométrica e sol de rachar!

Depois do ocorrido, já em casa, li a matéria do Jornal Atual sobre o ocorrido e me assustei. São milhares de jovens, que sofreram para conseguir se inscrever num projeto que somente aproveitará sortudos 120. Aí, me vem a pergunta: O que ocorrerá com os outros inscritos? Será que serão aproveitados de algum modo? Aliás, aproveitando, não haveria uma forma mais digna de inscrever essa massa de gente? Abrindo as inscrições também pela internet?

Depois desse caos, a empresa estendeu o prazo de inscrição para o programa jovem aprendiz. Nesse artigo, prefiro nem comentar quais serão os critérios de avaliação dos inscritos, pois isso certamente vale uma postagem a parte. Mas vou fazer algumas considerações importantes sobre esse episódio grotesco, humilhante, inaceitável e revoltante. E acrescento ainda em letras garrafais: ESSE EPISÓDIO FOI COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO!

Jovens na fila com a esperança de serem chamados para o Programa Jovem Aprendiz

Esse blog já publicou uma postagem no passado questionando as deficiências do programa Jovem Aprendiz, pois poucos aprendizes são realmente aproveitados de fato após o término do programa, geralmente são diplomados com certificados que não possuem valor nenhum ou pouco fora da empresa que os formou. Ou seja, mesmo após um (1) ano sendo treinado na empresa, esse aprendiz corre sério risco de ser demitido com certificados que podem acabar não valendo nada! Leia mais em Especial: Grandes empresas da região de Itaguaí organizam cursos mas poucos dos formados são aproveitados!

O tamanho da fila da Odebrecht evidencia que algo está muito errado! Primeiramente, pelo vazio de oportunidades de trabalho na cidade. Uma cidade tão próspera como a nova poderia ter maiores oportunidades para nossos jovens, certamente maior que 120, com certeza! Se todas as empresas que estão operando em nossa cidade tivessem programas de formação profissionalizantes para nossos jovens, teríamos todos os anos milhares de postos de trabalho sendo abertos!

Amigos, acredito ser importante o programa Jovem Aprendiz, mas será que isso está sendo feito da maneira correta? Com nossos jovens tendo que ficar assim? Em busca de uma esmola, ooops, uma oportunidade de trabalho como se fosse um favor que a empresa estivesse fazendo? Outro ponto importante, nossos governos locais não possuem uma política de formação profissionalizante para nossos jovens? Talvez, se tivesse, a fila da Odebrecht não estaria tão grande assim!

Nossos jovens não precisam de esmolas, precisam de oportunidades dignas de aprendizado e de trabalho! Nossos jovens não precisam ficar nessas filas, precisam ser melhor tratados pelo simples fato de serem cidadãos que são esforçados, e só estão precisando de uma oportunidade de trabalho! O Blog Cidadania do Porto é solidário com os milhares de jovens que enfrentaram esta batalha na porta do Centro de Oportunidades da Odebrecht. Desejo a todos vocês, jovens aprendizes e guerreiros, que as portas se abram e vocês consigam alcançar o objetivos! Abraço!

Prof. Danilo Aguiar
Com fotos de Renata Pires - Jornal Atual

Um comentário:

  1. "num projeto que somente aproveitará sortudos 120"

    Sortudos? 5000 mil inscritos mais ou menos, os aprovados praticamente gabaritaram ou gabaritaram a prova( que não estava difícil, pois era de nível fundamental) eles queriam o básico, mas teve uns 200 que zeraram, não seria melhor cobrar antes o governo pra evitar isso?
    Não considerei a situação da fila como humilhante, fiquei de 17hrs do dia anterior até as 15 hrs do dia seguinte...
    Não está fácil pra ninguem, mas as oportunidades não caem do céu.
    Quanto maior a dificuldade maior o mérito quando se consegue vence-la.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!