Ativistas enviam a ARAMIS BRITO e LUCIANO MOTA uma carta de compromisso para incentivo a CULTURA em Itaguaí!


O Operação Juntos ao longo do ano de 2012 produziu uma série de reuniões para debater e discutir a CULTURA EM ITAGUAÍ. Esse processo culminou em Agosto com o evento "AGOSTO DAS ARTES", que redigiu uma carta de compromisso para os candidatos a prefeito em Itaguaí. Os postulantes que receberam os agentes do movimento e se dispuseram a apoiar a causa foram: ARAMIS BRITO e LUCIANO MOTTA.

Segue abaixo os tópicos pleiteados: 


PONTOS DE COMPROMISSO
(as propostas a seguir são fruto de extensas pesquisas e reuniões de diversos órgãos culturais , entre eles a A.F.A.S., a S.A.P., o MGT OS COLORIDOS entre outros artistas independentes e interessados em cultura)



1) Que o conteúdo da história, da cultura e da geografia da Itaguaí seja incluído como conteúdo obrigatório nas Escolas do Ensino Fundamental, nas 4ª, 5ª e 6ª séries, em todo o município.

2) Implantação, com caráter deliberativo, do Conselho Municipal de Cultura no Município (com no mínimo divisão paritária);

3) Desmembrar a Cultura da Educação, dando status de Secretaria, no município (no caso da impossibilidade de desmembramento sugerimos ao menos que a parte cultural da cidade tenha verbas próprias)

4)  Que seja procedido no município o levantamento histórico, cultural e patrimonial, dentro de um processo de tombamento e conservação;

5) Em caráter de urgência sejam destinadas verbas para recuperação dos seguintes Patrimônios Históricos Arquitetônicos, que se acha em estado precário: “a Igreja São Francisco Xavier” e a “Casa onde nasceu Quintino de Bocaiúva”;

6) Criação de Bibliotecas Públicas de porte em cada bairro de Itaguaí, de fácil acesso a todos os munícipes;

7) Fortalecimento no município das feiras e dos espaços dedicados ao artesanato como fonte de produção cultural;

8) Que a Prefeitura do Município de Itaguaí garanta efetivamente nas dotações orçamentárias um percentual mínimo de 3% para o desenvolvimento de Projetos Culturais, e que os mesmos sejam definidos pelas comunidades;

9) Que o setor público efetive concretamente o seu apoio na produção literária e científica;

10) Que seja incentivado o setor privado a apoiar as atividades de caráter cultural , bem como, a Conscientização do 3º setor (das ONGs) no sentido de desenvolver projetos independentes do setor público, entendendo-se que a cultura não pode esperar somente do Poder Público, ou a ele ficar atrelada;

11) Descentralização dos Equipamentos Culturais;

12) Criação, no município, de leis que venham a incentivar a cultura (principalmente a criação de Um Fundo de Cultura Municipal);

Texto enviado ao blog por Eduardo Teffé em nome do Movimento Operação Juntos Compartilhando Cultura e Geovani Velasco da AFAS - Associação Fraterna Amigos da Sabedoria.

2 comentários:

  1. Desculpa fugir do assunto,mas qual a banca organizadora do concurso de seropédica?

    ResponderExcluir
  2. Esse meu comentário é endereçado a Associação Fraterna Amigos da Sabedoria, para esclarecimento.
    Estou a 7 anos na coordenação da pasta Patrimônio histórico e Cultural da cidade, não sou partidária e sim técnica, nascida de uma família tradicional da cidade,atuo profissionalmente,tanto no setor público como privado, ha muito tempo junto a sociedade de Itaguaí e fui convidada para ocupar essa pasta pelo meu histórico profissional e minha atuação na área, portanto fico muito a vontade em falar do assunto e fazer observações em alguns itens da proposta , me colocando também a disposição para maiores esclarecimentos a quem interessar, em meu local de trabalho.
    No item (1) – A história e a geografia de Itaguaí já são obrigatórias nas escolas, pois fizemos uma pesquisa séria e bem profissional, resultando no livro da história oficial do município e o mesmo distribuído a toda rede de ensino.
    Quanto a recuperação da Igreja São Francisco Xavier” , já foi publicado algumas vezes no jornal Extra sobre o andamento e os motivos das dificuldades da liberação da verba do BNDS para a continuidade da restauração já iniciada e no momento paralisada por questões burocráticas do órgão do governo federal, quanto a casa onde você diz ter nascido Quintino Bocaiuva, já desmistificada essa versão, gostaria de receber quem se interessar para explicar com detalhes como funciona o processo de tombamento, deveres e direitos da conservação.
    Maria de Fátima de Castro Silva Santos.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!