Série Especial: 5ª Parte - Propostas para melhorar a infraestrutura das escolas de ENSINO INTEGRAL em ITAGUAÍ

Na última postagem da Série Especial O ENSINO INTEGRAL na rede municipal - PROBLEMAS e PROPOSTAS para Itaguaí, tentaremos escrever, nas próximas linhas, algumas sugestões para melhorar, ou pelo menos minimizar os problemas dentro das escolas que operam na modalidade de ensino integral. A seguir, delimitei dez (10) sugestões para melhorar a qualidade de vida dos componentes da escola, seja funcionários e alunos.



Paracambi concentra fichas no curso pré-técnico,
habilitando alunos para concorrer a escolas de referência.


1 - Introdução do curso pré-técnico para os alunos do 8° e 9° ano. A exemplo do município de Paracambi, a Prefeitura poderia tranquilamente oferecer, pelo menos de maneira facultativa, o ensino pré-técnico aos alunos da rede escolar. Habilitando nossos jovens a concorrer em vagas de escolas de referência como o CTUR. Um programa dessa envergadura não seria um gasto e sim um investimento onde todos seriam beneficiados, seja o aluno, sejam as famílias dos alunos, seja a cidade de Itaguaí.






Bibliotecas confortáveis melhoram o ambiente escolar, 
cabe lembrar que biblioteca NÃO é sala de leitura!


2 - Instalação de bibliotecas nas escolas com modalidade de ensino integral. Quando dei aula no CIEP 496 em 2005, sempre achei fantástico aquele espaço destinado a biblioteca! Espaçoso, com muito espaço para livros, confortável para os usuários, com espaço para instalação até mesmo de computadores ligados a internet...imagina se esse modelo de biblioteca estivesse a disposição dos alunos e profissionais em cada unidade da rede dessa modalidade? 





Um mini-auditório com características específicas de oficina teatral
pode promover novos talentos para nossa cidade!

3 - Mini-auditório. Um mini-auditório que também sirva como espaço para peças teatrais da escola, pequenas exposições e um espaço acessível a comunidade. É estranho ver nas atuais escolas a ausência de um espaço como este! Em todos os casos que conheço, usam o refeitório como espaço para tais atividades, o que acredito ser completamente inadequado. O mini-auditório pode ser usado para as oficinas de teatro da escola e também servirá para a apresentação dos alunos.




Exemplo de uma oficina de artesanato,
sem improvisos, com uma sala exclusiva para tal atividade!

4 - Ateliê. É inadmissível uma escola em regime integral ter uma oficina de artesanato sem ter uma estrutura para tal. Como pode o "oficineiro" de artesanato ou o professor de artes não dispor de um ateliê com o mínimo necessário para tais atividades! Se fosse uma escola normal, em regime parcial, tal necessidade passaria batido, mas estamos falando de um ambiente onde o profissional precisa ter tudo em mãos, improvisar espaço tem como resultado um trabalho ineficiente.



5 - Classes de aceleração. É impressionante o número estudantes completamente atrasados em relação a idade e a sua respectiva turma. As escolas de Educação integral poderiam dispor de um programa de aceleração para usar o tempo integral para ajustar a idade na classe certa. Essa estrutura não é muito difícil numa escola com infraestrutura e profissionais disponíveis.


6 - Programa Cursos para a Comunidade. Esse programa de formação profissionalizante poderia ser adaptado as necessidades da comunidade local, e por quê não, ser também aberto a comunidade? A escola poderia abrir cursos de curta duração, que poderiam ser oferecidos no período noturno, acessível a todos, desde alunos a moradores ao redor da escola.


7 - Planetário, Zoológico, Museu, tendas culturais e outros. A Cidade de Itaguaí precisa de aparelhos públicos como um planetário, um zoológico, uma biblioteca municipal de verdade, um museu entre outros. Espaço onde TODOS os alunos da rede podem visitar, revisitar e aprender sempre. Não é tão caro assim construir e manter esses aparelhos públicos.

8 - Programa Pai Social. Em todos os CIEP's nos anos 80, existia o projeto do pai social, onde um casal, geralmente escolhidos dentre bombeiros e PM's moravam num espaço específico dentro dos CIEP's junto com as crianças que não podiam ir para casa diariamente, assim, acompanhavam de perto a vida do aluno. A Prefeitura poderia adaptar esse programa e construir próximo ou em anexos as unidades escolares um lar social para esses garotos e garotas, manter em abrigos, frios e longínquos,  não é solução!



Prefeitura não lança mão dessa opção nas escolas recém-construídas

9 - Programa de diversificação de esportes. Meus amigos, é ridículo o que ocorre na rede escolar! Toda escola tem a mesma oferta de esportes. É voleibol, handebol ou futsal, e tênis de mesa, e só! Nos CIEP's municipalizados onde há uma piscina, simplesmente não são aproveitados para a prática de esportes como natação, em várias escolas recém-construídas, há espaço para construção de piscinas. Lógico, não basta construir, tem que ter manutenção e programa de atividades relacionadas!



10 - Construção de um anexo nas escolas. A prefeitura poderia pensar em construir nas unidades escolares onde há ensino integral um prédio anexo para a instalação das oficinas e laboratórios. Assim, as escolas ganharão em infraestrutura e a comunidade ganhará em um novo espaço utilizável para diferentes atividades. Assim, a escola teria dois ambientes que se complementariam, dando estrutura real aos profissionais e espaço para desenvolvimento aos alunos.


Lógico que este blog procurou não publicar sugestões que já estão sendo implementadas pela prefeitura. Não espero que a administração municipal acate todas as idéias aqui expostas, mas esperamos contribuir com o maior número de sugestões, esperamos que algo seja aproveitado. O Blog Cidadania do Porto agradece a audiência, o debate está aberto, fiquem a vontade e façam comentários que construam soluções e contribuam para a cidade, abraço a todos.

Prof. Danilo Aguiar

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