Aula-passeio: Alunos da E.M. SYLVIA SIQUINELI visitaram mirante da SERRA DO MATOSO em Itaguaí

Mirante da Serra do Matoso, rampa do parapente em Itaguaí


Hoje (06/09), os alunos da Escola Municipal Sylvia Sousa Siquineli foram estudar num lugar muito especial. Ao invés das paredes, das carteiras e do quadro branco, todos os alunos das séries finais da escola se viram numa sala de aula diferente, no topo da Serra do Matoso, num local onde todos os alunos podiam ver para toda baixada fluminense, toda a cidade de Itaguaí até o mar, com vista até a Restinga de Marambaia.


Alunos e os professores na divisa entre Itaguaí e Piraí


O objetivo da aula-passeio é sair da rotina da sala de aula e dar vida e sentido as matérias lecionadas, no meu caso, a geografia. Nessas aulas, o aluno não só aprende pelo ouvir e escrever, mas também ver e sentir o meio ao seu redor. Explicar a matéria pode ser difícil quando o aluno não vivencia o que aprende, ao vivenciar o aprendizado teórico, saímos da teoria e entramos na prática, o aluno numa mais esquece o que vivenciou.


Alunos e professores visitam a Escola Alexandre Ignácio 
após visita no topo da Serra do Matoso


Todas as atividades foram feitas ao longo desta manhã, além de geografia, os alunos também puderam vivenciar o que é estudado em várias disciplinas como história, ciências e outras. A Aula-passeio contou, além da visita ao mirante do parapente, uma rápida passagem pela Escola Municipal Alexandre Ignácio. Onde os alunos puderam visitar a escola, que também serviu para os alunos tomarem água e outras necessidades.  


Alunos contemplam paisagem, Itaguaí toda como um grande quadro na escola da vida!


Foram 47 alunos divididos em dois micro-ônibus cedidos pela prefeitura, a quem agradecemos. Além do Prof. Danilo (Geografia), a quem vos escreve, o prof°. Rossini (Matemática), a profª. Zélia (Coordenadora),  Profª. Márcia (Inglês) e Profª. Osana (História) também aproveitaram o momento e exploraram as possibilidades possíveis em suas disciplinas, após a atividade, os alunos farão uma série de trabalhos relacionados a visita.


Durante a mudança do ônibus da escola para os dois micro-ônibus nas proximidades 
da Escola Severino Salustiano de Farias no bairro Teixeira

Agradeço a todos os funcionários que nos acompanharam hoje, tanto pelos monitores, auxiliares, motoristas que nos acompanharam nesse projeto, principalmente a Profª Lucy Quirino, diretora da nossa querida escola, não tenho palavras para agradecer a confiança depositada, esperamos ter outras oportunidades no futuro, abraço a todos.

Prof. Danilo Aguiar

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!