Empresa FEITAL volta a rodar por Itaguaí com NOVO NOME e os VELHOS ônibus de sempre!


Empresa Padre Miguel operando a saudosa linha antes operada pela FEITAL

Hoje (07/08), ao chegar na mini-rodoviária próxima a antiga estação, me deparei com um ônibus diferente, com pintura que lembrava em muito aos ônibus da FEITAL. Em seu letreiro aparecia o nome de uma saudosa linha (Itaguaí x Padre Miguel). Desativada a algum tempo, essa empresa de ônibus, nos últimos tempos, tinha reduzido suas operações por linhas da zona oeste do Rio de Janeiro. Porém, antes mesmo dos grandes consórcios de transporte, tinha perdido suas linhas devido a precariedade da frota

A História da Empresa FEITAL nasceu no início dos anos 90, operando carros de "segunda mão", iniciou suas operações em duas linhas que ligavam Itaguaí a Realengo e Padre Miguel. Com o tempo, outras linhas foram acrescentadas ligando Itaguaí a Marechal Hermes e até Mangaratiba (nos fins de semana). No período de ouro da empresa (final dos anos 90), a FEITAL chegou a operar a linha Bangu x Edson Passos.



A "nova" empresa com os velhos carros da FEITAL

Com a aquisição de linhas na zona oeste do Rio de Janeiro, a empresa gradativamente foi priorizando seus carros, já muito precários e deteriorados, para as linhas municipais, abandonando gradativamente as linhas intermunicipais. No início dos anos 2000, a empresa já tinha abandonado sua atuação em Itaguaí e em 2005-2006, já havia abandonado sua atuação em linhas intermunicipais.

A empresa FEITAL nunca foi conhecida por ser uma empresa que comprava carros novos (0 Km), sempre foi uma empresa com carros de segunda mão, esse foi um dos motivos da empresa nunca se firmar no mercado. No fim, por volta de 2008 (Se não me engano), devido ao péssimo serviço da empresa, a Prefeitura do Rio cassou as linhas, com o aparecimento dos consórcios de empresas, a porta da FEITAL fechou de vez na capital.





De repente, em agosto de 2012, me deparo com um carro que aparenta visual maquiagem, com pintura nova, logotipo improvisado, é visível tratar-se dos velhos carros da saudosa FEITAL, porém com um novo nome, PADRE MIGUEL, espero que esse retorno seja para ficar, que os administradores da empresa mude seu paradigma e invista na aquisição de carros 0 Km.

Prof. Danilo Aguiar

15 comentários:

  1. Estes carros que estão rodando na Linha Padre Miguel x Itaguaí foram adquiridos da empresa Pavunense.

    ResponderExcluir
  2. i dai que são de segunda mão,estão reformados em melhores que muitos onibûs de outras empresas que nem vou citar o nome,em breve mas uma linha será reativa 540P RIO DA PRATA X CANTO DO RIO via inhoaíba,est do campinho

    ResponderExcluir
  3. O pessoal que tá reclamando que o carro é de segunda mão e daí ???
    Curioso é que as empresas que operam as linhas municipais de Itaguaí todos os carros são oriundos de segunda , terceira e quarta mão e ninguem reclama .
    A Feital comprou esses carros usados e os reformou e o detro foi rigoroso até que esses carros estivessem tudo ok para aí sim poder circular e olha que isso demorou pois o Detro está na cola dela .
    O pessoal tem é que agradecer pois Itaguaí carece e muito de transporte e uma opção de linha a mais é sempre bem vinda !!!!

    ResponderExcluir
  4. Só pra retificar o autor do texto: A Feital(Padre Miguel) nunca deixou de operar no município do Rio de Janeiro. Hoje em dia ela opera a 875 - Campo Grande x Cascadura (redução da linha original, Sepetiba x Cascadura) e suas variantes, em booster: Santa Cruz x Cascadura e 7 de Abril x Cascadura.

    E acrescentando, outra linha que fazia parte do quadro da empresa foi a Itaguaí x Magalhães Bastos

    ResponderExcluir
  5. MAS ESTAR MUITO MELHOR QUE NOSSA FROTA MUNICIPAL QUE ESTAR SUCATIADA

    ResponderExcluir
  6. O interessante seria a criação de uma linha : Marechal Hermes x Itaguaí, com o seguinte Itinerário: Marechal Hermes, Vila Militar, Avenida Stª Cruz, Rua Artur Rio, Centro de Campo Grande, rua candido Magalhães, viadutoPref. Alim Pedro, Rua Alfredo de Moraes, Estrada Do Campinho, Av. Brasil, Rio Santos, Rj 099, Rodoviaria de Itaguaí, Rua Curvelo Cavalcante.

    ResponderExcluir
  7. pow ta reclamando d que ..
    pow sabe quanto tem q paga pra ir até itaguaí
    ta bom d mais ..só num pode inguiça ai ferro rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  8. Tem muitas empresas com uma frota novinha em folha mas que prestam um servico totalmente porco. E ninguem fala nada delas...

    ResponderExcluir
  9. Gente gostaria d saber de quanto em quanto tempo o onibus passa na estrada da posse,indo pra itaguai e quanto tempo faz.de viagem da estrada da posse ate itaguai. Agradeçoo que souber me informar pois preciaarei pega lo amanha.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. gostaria que a empresa feital(padre minguel) fazem a 875 devolta para sepetiba e ficar como era 875 sepetiba x cascadura mas deveria ter variantes com sv875 cascadura x 7 de abril sn875 cascadura x santa cruz e sp875 cascadura x rodoviaria de campo grande e a empresa poderia fazer tambem 681 meier x sepetiba via sulacap,intedente magalhães,clarimundo de melo,encantado,dias da cruz e tambem a 682 meier x sepetiba via rua cachambi,norte shopping,dom helder camara,mal.hermes,vila militar e poderia voltar a linha itaguai x marechal hermes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa...se tivesse uma linha Méier x Sepetiba,ia facilitar muito a minha vida,pois moro no Eng.Novo(dá pra ir andando do Eng.Novo até o Méier) e a minha mora em Sepetiba e a minha melhor opção é o trem,mas tenho que fazer baldeações pra pegar o trem até Santa Cruz,sendo que em Santa Cruz ainda tenho que pegar uma vam ou um ônibus até Sepetiba!

      Excluir
  12. Costaria de saber se tem alinha marechal hermes x itaquai?

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe o telefone dessa empresa Feital hj Padre Miguel

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!