Eleições Itaguaí 2012: POR ENQUANTO, campanha dos candidatos somente nas redes sociais

Campanhas em Itaguaí já começaram nas redes sociais

O balanço dessa primeira semana de campanha eleitoral pode ser definida por uma unica palavra: Tímida. Muito se esperava dessa primeira semana, muito se esperava de todos os candidatos, tanto a prefeito quanto a vereador, porém, o que se viu foi um início de campanha tímido, morno, passando quase que despercebido pelo pedestres no centro e arredores da cidade.

Confesso que passei a semana andando pelas ruas da cidade e somente vi uma única referência de que estávamos em período de campanha eleitoral. Foi na quarta-feira (11/07) quando vi, na altura das Casas Bahia um (1) fusca, sem identificação de candidato tocando uma música que somente depois de muito reparar, notei que era um jinge de um candidato a vereador.

Nessa semana, não vi uma referência sequer de candidatos a prefeito nas ruas, se houve, deve ter sido algo pontual ou bem discreto. A explicação que encontro é que muita munição foi usada, e disparada, por todos os candidatos no período pré-eleitoral, o que explica essa mornidão, agora, fico preocupado que essa primeira, e decepcionante, impressão perdure por toda a eleição.

Enquanto isso, nas redes sociais da internet, notadamente o Facebook, Google+, Orkut e Twitter, as eleições começaram com toda força, com a distribuição e compartilhamento de banners, imagens e mensagens, tanto de candidatos a vereador, quanto de candidatos a prefeito. Ou seja, a campanha eleitoral em Itaguaí começou da internet.

Com uma realidade possível, onde 1 em cada 8/9 itaguaienses possuem acesso e perfil em pelo menos uma (1) rede social, não é muito difícil entender que o eleitor internauta terá um papel importante e de peso nessas eleições. Pois é um público que votará baseado em valores diferentes, muitos candidatos procuram esse tipo de eleitorado, poucos conseguem o objetivo.

Uma coisa é certa, essa eleição será a primeira onde teremos dois campos de batalha: Nas ruas e bairros de Itaguaí e nas redes sociais. Sendo que o eleitorado proveniente desses dois campos podem ser decisivos lá no final. O candidato que soube tirar proveito do melhor dos dois, certamente chegará lá. Seja na Câmara ou na prefeitura.

Prof. Danilo Aguiar

3 comentários:

  1. Muito boa esta postagem!
    Em Mangaratiba também não está diferente, em relação a esta primeira semana. Talvez os motivos sejam os mesmos, mas reparo uma diferença em relação ao uso da internet.

    Tenho a ligeira impressão que irão encarar as redes sociais como um "fixador" de imagem, mas não encontraremos boas discussões e muito menos a presença dos candidatos... teremos cabos eleitorais divulgando a imagem sem que seja aproveitado este canal de comunicação em sua totalidade. Assim, o eleitorado será o mesmo, os da rede e os das ruas, pois valores diferentes e questões produtivas não serão discutidas.

    Frases de efeito, slogan de campanha e mais nada, com raríssimas exceções é o que teremos!

    ResponderExcluir
  2. MARIA DA PENHA, PELA PAZ18 de julho de 2012 às 19:49

    Sugiro uma página ou um Círculo de Apresentações de Propostas e Discussões em tempo real, onde candidatos e eleitores poderão ficar cara a cara, até mesmo por webcam. Os q nao tem uma, as conversas estarão registradas, ainda q virtualmente!

    Acho muito positivo o meio virtual, pois podemos arquivar conversas em nossos computadores.

    Estou à disposição. Em Itaguaí, MARIA DA PENHA, pela PAZ e em Defesa da Mulher e do Social - 10.100 é o número da JUSTIÇA! MARIA DA PENHA também é Lei!!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!