Considerações sobre a EXPO ITAGUAÍ 2012 - Balanço do evento: Pontos positivos e negativos


Após o término da XIX Exposição agropecuária de Itaguaí (EXPO), muitas considerações devem ser feitas em relação ao principal evento cultural, comercial e de entretenimento da cidade. Esse evento, é muito mais antigo, pois é herança direta das antigas vaquejadas que ocorriam na região nesta mesma época. Assim,  o evento tornou-se um patrimônio para a cidade, pois coloca Itaguaí em evidência nos meios de comunicação de massa.

Primeiramente, cabe lembrar que a nossa EXPO tornou-se, indiscutivelmente, o maior evento do gênero no estado com um público superior a 600 mil visitantes. Se nesse ano de 2012, repetisse o que aconteceu em 2011, com uma programação de seis (6) dias, provavelmente a marca de visitantes aproximaria da casa dos 1 milhão. Hoje, a EXPO Itaguaí está mobilizando não só visitantes das proximidades da cidade como da região metropolitana e além.

Outra importante consideração é que hoje, a EXPO não se resume mais apenas a parte de comércio, vaquejada e shows, mas ao longo dos anos, notamos a implementação de outras feiras paralelas, como o mostruário de novos negócios, empresas e empregos, organizações não-governamentais, associações de produtores de diversos itens, centro de sustentabilidade, e muitas outras feiras que dentro da EXPO vem ganhando mais espaço.

Em breve, a EXPO chegará a 1 milhão de visitantes. O atual espaço está saturado, pois com a implantação dos novos complexos industriais no entorno do centro de exposições, a solução certamente será encontrar outro lugar para a EXPO. Aonde? Boa pergunta! Mas tenho uma opinião formada: Seja qual for o prefeito eleito, a EXPO como vitrine da cidade deverá ser preservada, mas o modelo de negócios deve ser, com certeza, repensado.

Pelo que entendi, a Prefeitura de Itaguaí, mesmo com esse número de patrocinadores, ainda injeta recursos na contratação de artistas e na própria viabilidade da EXPO. Acredito ser descabido, numa festa desta magnitude, ainda ser necessário investimento público. Faz-se necessário um novo modelo de negócio na EXPO, onde a própria festa se financia, tanto na sua organização, quanto na sua manutenção.

Outra coisa que não entendo é que a EXPO já é um evento consolidado, já é uma marca forte (inclusive, já tem gente esperando a EXPO 2013...), inclusive, a EXPO já movimenta milhões de reais em negócios, seja no setor agropecuário, quanto no comércio em si, quanto também na feira de novos negócios. A prefeitura precisa entender que agora, a meta é outra, deixar de ser refém de uma única grande festa e apoiar a existência de outras festas.

Um exemplo bem simples é a Feira Cultural de Paracambi, nesse ano, a XXVII edição contou com Diogo Nogueira, Benito de Paula e Banda Britz. Um evento não tão badalado, mas mesmo assim, atraindo um público considerável e fiel. Essas feiras trazem não apenas artistas, mas também, pelo próprio motivo de sua organização, poderiam agregar congressos, encontros, debates, além de abrir espaço para exposições de artistas, assim, Itaguaí poderia ser conhecida não somente pela EXPO...

Terminando, acredito que a EXPO é muito importante para a cidade, pois é uma vitrine consolidada, mas acredito que também Itaguaí não pode ser refém, culturalmente, dessa única festa. Angra dos Reis tem uma grande festa literária, aqui também deveríamos ter um calendários de festas menores, mas também agregassem, cultura, arte, literatura, música, tornando nossa cidade reconhecida também por festas temáticas, assim, abrindo as fronteiras da nossa cidade.

O debate está aberto nos comentários!

Prof. Danilo Aguiar

3 comentários:

  1. DANILO É MUITO DIFÍCIL DEIXAR DE TER INVESTIMENTO DA PREFEITURA, POIS COMO VOCÊ JÁ DEVE CONSTATAR O SUPERFATURAMENTO NO SHOW, VARIAS RUAS FECHADAS PARA OBRIGAR AS PESSOAS AS ESTACIONAREM NA EXPO, REFRI E CERVEJA SUPERFATURADOS PRO POVÃO, DINHEIRO MMX, PARQUE CARO PRO POVÃO, SE FIZER O CALCULO A PREFEITURA DEVE PREJUÍZO, MAS A FESTA DEU LUCRO, TAMBÉM CONCORDO COM UM CALENDÁRIO PARA EVENTOS NA CIDADE QUE TEM O TERCEIRO RENDA PER-CAPITA DO PAIS.

    ResponderExcluir
  2. Vaaai ter patinaçao no gelo no ano qe veeem?

    ResponderExcluir
  3. Vaaai Teer Piista de gelo Naa expo do ano que veem?

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!