Concurso Itaguaí: Faltam 7 dias para o fim do prazo de convocação dos concursados selecionados!


Nesse momento, já passou 173 dias desde a homologação do Edital do concurso público da Prefeitura de Itaguaí. Já é o momento para reflexão e análise do que aconteceu até este momento. Tanto para os concursados que já foram convocados, e que já estão trabalhando, quanto para os concursados que ainda estão esperando para serem convocados.

Primeiramente, já é possível avaliar qual foi a posição da prefeitura adotada pela prefeitura. O governo municipal adotou a medida de conciliação, mantendo os funcionários contratados atualmente e aproveitando a ampliação da infraestrutura para a acomodação dos novos funcionários. Se por um lado, não houve demissões, por outro lado, a fila de convocação se tornou mais lenta.

Outro fator a ser destacado foi o número elevado de desistências, elevado até para os padrões normais, principalmente nas carreiras de dedicação integral, ou seja, de 40 horas. É inadmissível que uma prefeitura pague por uma carreira pública de dedicação integral apenas um (1) salário mínimo. Se para o trabalhador local já é difícil ter essas condições de trabalho, imagina para os de fora da cidade(?).

Por fim, podemos avaliar que em muitas carreiras, a fila andou rápido, por exemplo, a fila dos professores DE-1 está quase zerada, faltando poucos no cadastro de reserva para serem chamados. Já em outras carreiras, a prefeitura anda muito devagar. Hoje, algo pitoresco está ocorrendo nessa novela das convocações.

Analisando os diários oficiais notei que a fila anda rapidamente em funções indispensáveis para a prefeitura como a saúde e a educação. Já nas funções cuja lotações em secretarias que são estratégicas para a prefeitura, a mesma fila anda muito devagar. Ou seja, a fila anda segundo interesses políticos de cada secretaria e da prefeitura.

Aguardaremos até o próxima segunda-feira, quando estourará o prazo para convocação de todos os candidatos selecionados. A partir de então, começará uma nova etapa, que provavelmente terá como cenário um fórum ou um tribunal. O blog Cidadania do Porto acompanhará os desdobramentos dessa novela.

Prof. Danilo Aguiar

12 comentários:

  1. Pois é as funções administrativas.. onde quase não há concursados, está lenta demais a convocação ! Mp está de olho!

    ResponderExcluir
  2. Dos 54 Agentes de transito selecionados, foram chamados apenas 12, sendo que dois já pediram exoneração

    ResponderExcluir
  3. A PREFEITURA JÁ PODE COVOCAR OS APROVADOS?

    ResponderExcluir
  4. CaroProfessor Danilo, gostaria de saber qual será a situação dos aprovados D1, seremos chamados ?

    ResponderExcluir
  5. Gente nem os selecionados não foi zerado ainda !Aprovado ele pode chamar como não chamar, ele só ta suprindo as desistências! Se não chamar ai vcs correm atras!

    ResponderExcluir
  6. Mas, há cargos que já foram zerados e como ha várias desistências dos cargos, poderão sim, convocar os aprovados!

    ResponderExcluir
  7. sai no jornal oficial de Itaguai!

    ResponderExcluir
  8. Auxiliar de Serviços Gerais nada ate agora

    ResponderExcluir
  9. Caro professor,

    Realizei perícia médica a mais de 15 dias. Gostaria de saber se existe prazo máximo para a convocação de posse?

    ResponderExcluir
  10. SOU 34º PARA AUXILIAR DE BERÇARIO, COMO TEVE DESISTENCIAS...O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
  11. Acabei de receber o telegrama para comparecer a prefeitura no dia 27/07 com os exames e documentos admissionais. Para enfermeiro 40h; eu estava na lista como aprovada, os selecionados já havia sido todos chamados. Felicidade total!!!!! Boa sorte para aqueles que ainda estão na lista aguardando, abraço.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!