Concurso Itaguaí: Novos servidores são obrigados a dançar KUDURO, começaram as reclamações de perseguição!


E D I T O R I A L

Após algumas semanas depois da Prefeitura de Itaguaí dar posse aos primeiros concursados, já começou a pipocar nas redes sociais na internet reclamações de perseguição. Muitos gestores, chefes e diretores dos mais diferentes órgãos da administração municipal ainda não entenderam que os novos servidores não são os verdadeiros culpados pela demissão ou remoção dos antigos funcionários de suas repartições.

Ao longo dos últimos dias, recebi mensagens em meu perfil no facebook uma enxurrada de reclamações e também de desabafos dos novos servidores. Geralmente as reclamações são do mesmo teor: Primeiramente, relatam que foram mal recebidos pelos superiores; Segundo, relatam que o ambiente de trabalho é péssimo, pois os novos servidores não são bem recebidos pelos colegas de trabalho (Contratados).

Por último, ouço relatos de que os novos concursados estão sendo pressionados diariamente e sistematicamente. Uma pressão psicológica, com a finalidade de fazer os novos servidores desistirem de seus cargos conquistados. Quando ouço esses relatos, confesso que não me surpreendo, mas também, tenho algumas ponderações que explicarei a seguir.

Primeiramente, acredito que esses fatos são isolados ou pontuais. É óbvio que devem existir na prefeitura pessoas (diretores de escola, chefes de setor ou diretores de departamento) que tem essa visão estreita de descontar suas raivas e amarguras em pessoas que nada tem haver com isso. Mas acredito que essa visão seja da minoria, mas que essas pessoas existem, não tenho dúvida.

Por outro lado, essa situação foi orquestrada pela própria prefeitura, colocando no mesmo ambiente de trabalho concursados e contratados. Lógico que essa situação poderá criar um espaço fértil para rivalidades e até  revanchismo, seja nas unidades escolares, de saúde ou mesmo em qualquer repartição da prefeitura. 

Ora bolas, um contratado vendo seu colega, as vezes trabalhando juntos a anos, sendo transferido (ou demitido) e sendo trocado por um funcionário concursado, pode criar um ambiente de revolta. Mas devemos ter em mente que o verdadeiro culpado disso não é o funcionário concursado! Pois todos os concursados conquistaram legitimamente suas vagas.

Mas uma vez, frisarei que quando ouço esses relatos, não me surpreendo, sei que alguns superiores, com essa visão estreita, descontarão suas frustrações em cima dos concursados, só peço a meus leitores que não se calem, não aceitem calados, reclamem, não tenham medo, vocês, concursados e novos servidores conquistaram suas vagas na legalidade, fiquem e conquistem também seu espaço aqui!

O Blog Cidadania do Porto terá espaço aberto a todo novo servidor que se sentir prejudicado, seja pelo ambiente de trabalho ou pelo trato de seus chefes, não vamos dançar a música dos outros, vamos dançar a nossa própria música. Abraço a todos!

Prof. Danilo Aguiar

13 comentários:

  1. Graças a Deus tomei posse dia 16 de abril e até agora não tive problemas com nenhum colega de trabalho, fui muito bem recebida e sou tratada muito bem, recebo até conselhos as vezes fiz amizades que pretendo cultivar a cada dia.
    Me chamo CASSOL auxiliar administrativo e fico no balcão atendendo, procuro fazer meu trabalho na melhor maneira possível. Obrigado prof por deixar esse canal aberto para comunicação.

    ResponderExcluir
  2. Esse relato é mais pura verdade.Estou no ciep 496 e fui muito mal recebida pela gestão escolar. E os contratados não falam muito bem comigo e até msm a diretora tem raiva de ter saido a corja dela de lá. Porém não tenho culpa de ter capacidade de passar em processo seletivo e espero q melhore na mudança de governo. Grata pelo cooperação de todos.

    ResponderExcluir
  3. também to nessa, fui mal recebida,escuto piadinha o tempo todo que estou tomando vaga de itaguaense,tentam me fazer desistir da vaga e descobri que sou a unica concursada sou a presentada como a concursada minha superior me colocou para fazer todo serviço pesado trabalho o dia inteiro e ainda sou obrigada a ajudar os outros em suas funções e a outra garota que é contratada fica olhando e fazendo fofoca de todo mundo o dia inteiro pois não tem o que fazer e ainda reclama o tempo todo de tudo e todos.ta osso!

    ResponderExcluir
  4. esqueci de relatar um pequeno detalhe,segundo eles estou roubando vagas de itaguaense mais aos poucas fui descobrindo que nenhum deles são de lá tem gente que mora mais longe até que eu e outros se mudaram para lá apouco tempo!SHOW

    ResponderExcluir
  5. Primeiro reclamavam que estava demorando para serem chamados. Foram chamados e reclamaram que estavam demorando para serem empossados. Agora foram empossados e estão reclamando que não foram bem recebidos. P&$%@, Vocês nunca estão satisfeitos? Não foram bem recebidos? E daí! Façam o que vocês estão sendo pagos para fazer, mostrem suas qualidades ao fazerem bem o seu serviço e deixem falar mal, bem ou qualquer coisa. Vocês foram contratados para trabalhar não para fazer novas amizades. O importante é que vocês são concursados e vocês têm estabilidade.

    ResponderExcluir
  6. queria ver se fosse com vc! se ia pensar desse jeito,sendo humilhado
    sobre carregado,enquanto os outros ficam atoa te olhando trabalhar.

    ResponderExcluir
  7. Ohhhhhhh!!!! Itaguaí tá com cara de cidade do Velho Oeste! Queridos colegas concursados, deixem estes contratados de lado,,, o governo muda e eles dançam!Vcs, estáveis, ficam...É só isso. Quanto a fazer o que não é de seu trabalho! Ora, vcs não são obrigados! Na boa, que bom que fui convocado para Magé...Pq isso aí parece Belford Roxo dos anos 80! Cidade bonita, simpática e de clima agradével, porém, de gente com cabeça pequena, visão curta e que não sabe o mínimo, o valor do vocábulo Público,inerente ao termo CONCURSO PÚBLICO...Que bom, só para terminar, q aqui no Brasil não é como nos E.U., do contrário, a prefeitalhada já teria excluído os Concursos de seus dicionários!

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO A CIDADE DE ITAGUAI NÃO ESTA PREPARADA PARA FAZER CONCURSO, RECEBER OS CONCURSADOS, REFIRO ME AS ESCOLAS, a gestão e as contratadas,
    QUE SE ACHAM NA REALEZA

    ResponderExcluir
  9. vcs aiii que estao falando mal do ciep 496 . eu ja acho que tem efetivo que são prequiçoso . pois foram um monte de efetivos para la e . nao faz nada , fica o tempo todo sentados , fazer merda , o que seria dos efetivo desse ciep se nao existisse contratados pois os contratados trabalha pacaralho enconto efetivo faltam chega atrassados , nao tem hora para chega . pelo ocontrario se eu fose a diretora de la eu colocava ordem na casa , se fez o concurso e para trabalha noa para fica em casa . outra coisa a diretora de la e tão ruim , que vcs fazer o que quer .. vcs foram tratados conforme o trabalho de vcs . trabalha pouco ,. serão tratados como prequiçosos . !!! Outra coisa foram muito bem tratados quando chegaram la vcs que ficaram desfazendo dos contratados . pois nunca vii isso vcs nao tem nem 3 meses de efetivos ja tem milhares de faltas , nao tem pontualidades , com nada , fala serio e que fala mal da diretora haaaaaaaaaaa me polpe ne prequiçosos ...
    vcs nao estão sartifeito pede para saiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ...
    nao gostou amem . pois aposto que tem efetivo que esta adorando sabe porq eles trabalham , nao fazem corpo mole , fala malll mas fala certo .
    um bando de prequiçosos efetivo do ciep 496 ......

    ResponderExcluir
  10. uma coisa eu tenho certeza quando agente nao esta sartifeito com alguma coisa agente fala na cara da pessoa e nao precisa montar um blog para fala mal de diretora . pois ja deu para ver que vcs são um bando de sem carater , falsos,cara de pau !!! Tomer vergonha na cara e diz a verdade para pessoa . se as diretora de la fose tão Ruim vcs estavam fudidos pois ela ia falar tudo de errado que vcs fazem . falta pacaralho , chega atrassados nao cumpri hora certa . Putz entre outras coisas mais que nao precisar fala aki pois quem escreveu sabe .. sou efetiva a muitos anos entrei no tempó do sagario , mas esses que entraram agora esta cheio de graça , !!!
    Fico Com pena dessas pessoas ....

    ResponderExcluir
  11. como se vcs cumprissem alguma coisa,vc com certeza não entrou por mérito próprio deve ser mais um cabide na coleção,pois está se comportando como uma contratada ,não está tendo nem um pouco de compaixão com seus colegas de matricula se é que tem uma.o que estão fazendo com o pessoal é muita maldade voces chegam tarde,sai cedo,não fazem nada a carga fica toda encima da gente,ameaçam o tempo todo que estamos em estágio probatório e ainda jogam piadinha o tempo todo do tipo chegou agora e quer ficar na janela tem que sofrer mesmo. sem tem alguem sem carater são vcs ,sem carater e sem coração.vai vc e fala na cara de um chefe teu essas verdades para vc ver o que acontece!

    ResponderExcluir
  12. fala serio ne !!! poxa faz o que vcs tem que fazer e esquece os contratados .. e realmente vcs estao no estágio probatório e isso e fato . agora porq vcs nao se junta e chama esse contratados e fala na cara deles . porra vcs tem medo do contratado ... vcs fizeram o concursos .. nao esta sartifeito pede para sair .. vai para uma escola pequena ...pelo amor de deus vcs nao fazem nada na quele ciep 496 .. coitados dos contratados . vcs são tão cara de pau que nem cumprir horas vcs nao cumpri .. vcs chega uma hora e coloca no ponto outra ...... cuidado que vcs esta sendo filmados e outra coisa nao se mete com quem vcs nao conhecer .....

    ResponderExcluir
  13. Realmente esses contratados... estão trabalhando a anos ilegalmente, pois segundo a lei só podem ocupar cargos públicos funcionários aprovados em concurso, como muito só deveriam ocupar cargos em carater emergencial, na falta de um concursado por férias ou problemas de saúde. O prefeito de Itaguaí utiliza dessas vagas para meter um monte de gente e ganhar votos com isso, a velha "Politicagem". Quanto ao fato dos contratados trabalharem muito e os concursados não, sinceramente, não é isso que eu vejo onde eu trabalhado. Só um conselho dou aos concursados que estejam sofrendo algum tipo de abuso por parte de "favorecidos por algum político": Ministério Público. Vocês têm a lei totalmente a seu favor!! Daí que quero ver "fulaninho" se proteger em costas de vereadores, prefeitos ou sejá lá o que... Afinal de contas, pelo que me lembro o próprio Charlinho já foi cassado, isso quer dizer, que ninguém tem as costas quentes.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!