Cultura Itaguaí: Relatório da 2° Reunião da Operação Juntos Compartilhando Cultura




RESUMO DA SEGUNDA REUNIÃO

“O MOVIMENTO OPERAÇÃO JUNTOS COMPARTILHANDO CULTURA NÃO É POLITICO NO SENTIDO PARTIDÁRIO. MAS TRABALHA COM A POLITICA NO SENTIDO DA VIDA DO CIDADÃO PELA COBRANÇA DOS DIREITO, RESPEITO E TROCA ENTRE OS PROFISSIONAIS DE CULTURA DA CIDADE DE ITAGUAÍ E OS ENTES PÚBLICOS”

Com esta frase em mente iniciamos nossa segunda reunião com representantes políticos, profissionais das artes plásticas, cênicas e da música. A reunião foi bastante colaborativa e tivemos por base um texto desenvolvido pela “Oficina Trem Das Artes” patrocinado pela MRS à 3 anos atrás.

De Inicio ficou claro que pouca coisa mudou. Conforme o relatório há três anos atrás já se queixava do valor pago aos artistas locais, da ausência de espaços e de suas respectivas rotinas de ocupação bem como a falta de dialogo existente entre os “diretores” de cultura da cidade e os agentes culturais não pertencentes ao quadro de funcionários da prefeitura.

Como sugestões foram levantados criação de projetos, pensar diretrizes para a “Operação”, dialogo com os políticos , convocação dos diretores de cultura da cidade para um debate, entre outras medidas. Este dialogo continua na próxima reunião que vai ser às 19:30 horás no próprio célula 1. ENTÃO SE VC É ARTISTA, ADMIRADOR OU SE INTERESSA POR POLITICAS PÚBLICAS: VEM COM A GENTE COMPARTILHAR CULTURA!!!!!!


Texto desenvolvido por Eduardo Teffé em colaboração com Giovani Lirio Velasco, Di Carvalho, Caroline Numes, Rafael “Lobão”, Scarlet Franciele, Di Carvalho, Leandro e William Padela.

2 comentários:

  1. A cada dia mais! Somando mais forças!!!

    ResponderExcluir
  2. Operação juntos compartilhando cultura
    Resumo da reunião – dia 18,o4, 12.

    - Amauri -; Ressaltou a organização de grupos culturais de modo interno e objetivo,visando planejar e estabelecer diretrizes ,para então , no futuro fazer uma expansão municipal dos grupos culturais.

    - Giovani Velasco-; Agregar valores ,fortalecer os grupos culturais ,elaborar projetos que resultem em atuação cidadã e desenvolvimento cultural e a primeira etapa para concretizar uma cultura articulada .Ele ainda ressaltou , que se existem pessoas com capacidades para elaborar projetos , isso deve ser levado adiante . Talvez seja o primeiro passo para a uniao das pessoas .

    - Willian Cesar -; Ressaltou o seu intermédio com o deputado da Alerj, responsável pela comissão de cultura ,que planeja realizar uma audiência publica destacando o contexto da esfera cultural .Ele sugeriu o espaço da câmara Municipal para realizar esta audiência . O papel principal da sociedade e cobrar os seu direitos ,para assim ,levar as autoridades as razoes da suas cobranças . Disse ele.

    - Escarlete -; Lembrou da questão financeira. As verbas chegam , as autoridades a manipulam , mas a população não toma conhecimento destes fatos .

    - EduardoTeffe - ; lembrou a importância dos fatores para a concretização ; Diretrizes , projetos , novas políticas , convocação de diretores e audiências .

    Tambem foi marcado uma nova reunião;

    Tema- Pre -idéias para um conselho de cultura.
    Data – 26, 04 ,12.
    Hora: 19:00
    Local : Celula 01- Calçadao.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!