Concurso de Itaguaí: Prefeitura remaneja contratados para a periferia e concursados mofam esperando nova convocação


Pelo menos na Educação, o cenário é bastante desanimador para os candidatos aprovados no concurso da Prefeitura de Itaguaí. Lentamente, ao longo dos últimos dias, a prefeitura está remanejando os funcionários contratados das escolas do centro para as unidades escolares localizadas na periferia e no interior do município. 

A grande contradição nessa história toda é a inversão de prioridades. A prefeitura ao invés de primeiramente convocar todos os aprovados para depois fazer o remanejamento com as vagas que sobrarem, faz justamente o inverso, ou seja, está prioritariamente remanejando os contratados e convocando os aprovados no concurso para as vagas que sobrarem no centro da cidade.

Com episódios como esse, consolida-se uma questão dramática em todo esse processo. Com essa decisão de manter a qualquer custo todos os funcionários contratados, a prefeitura terá em breve um grande pepino para descascar nas instâncias judiciais. O recente episódio envolvendo o concurso de Belford Roxo ainda não deve ter sensibilizado os administradores da nossa cidade.

Espero, sinceramente que a Prefeitura de Itaguaí não opte por cruzar os braços, manter os funcionários contratados e deixar os candidatos aprovados, e levar até as últimas consequências. Lógico que, pela jurisprudência, a prefeitura perderá qualquer ação imposta por aprovados no concurso, porém, ficarei perplexo se a prefeitura optar por recorrer desenfreadamente das ações perdidas nos tribunais superiores apenas para prolongar a dor de todos num capricho eleitoreiro.

Prof. Danilo Aguiar

7 comentários:

  1. Ainda tem gente que foi convocado para levar os exames e ainda não foram chamados para posse, liguei pra lá e disseram que para o meu cargo não tem previsão ainda.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que todos querem e precisam trabalhar, os efetivos estao chegando aos poucos...mas estao entao qual o problema de manter os contratados?
    Teve muitos professores do primeiro segmento que foram convocados e so querem trabalhar nas escolas proximo ao centro ou de facil acesso, dessa forma so sobra o suburbio para os contratados e mais...remanejar, com calma e cautela pq acima de tudo esta o bem estar dos alunos.
    Como eu comecei este comentario...todos querem e precisam trabalhar, mas estao lembrando das crianças?
    Todos os efetivos vao ocupar suas vagas, talvez demore mais para uns do para outros...porem todos tomaram posse.
    Esse discurso é muito bonito...mas ate pouco tempo vc tbm era contratado...
    Bjs e boa sorte a todos, lembrem-se que o SOL BRILHA PARA TODOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Prof Danilo, esta situação realmente é muito complexa, por isto gostaria de informar o seguinte: Os contratados q estão sendo remanejados estão sendo mandados, em enorme maioria, para escolas de dificil acesso, onde sequer há condução. Não é a situação ideal perante a lei, mas, pelo menos, estas pessoas estão tendo mais um tempo para procurar outro emprego, não vou ser hipócrita de dizer que não há intenção política, mas, também se tornou a opção mais HUMANA. Admiro de verdade seu trabalho e o do prof Fabiano, porém, espero que no q se refere a esta postagem, apenas tenha faltado informação!

    ResponderExcluir
  4. sem comentários.... gente descriteriosa, tendenciosa e hipócrita que não percebem que a LEI foi feita pra ser cumprida, gostem ou não, recorram ou não, e DIREITO É DIREITO e ponto final.

    ResponderExcluir
  5. Anonimo das 10:46 Poderia então me informar sobre o critério a q se refere? Vc é morador aqui do município? Concordo q direito é direito! Mas a constituição também assegura que TODOS tem o direito a um salário digno e a um emprego. Onde vc mora? Voce iria trabalhar na escola renato gonçalves pagando pelo menos 2 passagens e caminhando 3 KM? É para escolas com estas que estes MORADORES do município estão sendo encaminhados para dar lugar aos concursados que, em maioria, não são moradores do municipio.

    ResponderExcluir
  6. Onde eu moro ou onde vou trabalhar, não compete ao Senhor!!! Local da domicílio para prestar concurso público é IRRELEVANTE
    Saiba de uma vez por todas, que o critério de concurso publico de provas e provas e títulos é livre e também é norma Constitucional, E ESTE SIM ASSEGURA TRABALHO, pois prova quem é realmente capaz de ser servidor e não "reclamador".
    Portanto o Sr. deveria ter participado do processo seletivo para se sentir mais confortável em reclamar um direito que não tem prioridade, uma vez que a prioridade aqui citada pertence aos concursados aprovados e selecionados.
    O critério de liberdade de entrar num processo seletivo é principiológico e cabe a cada brasileiro escolher em qual esfera de Poder pretende atuar e mais, em qual estado/cidade do Brasil pretende participar.
    O Sr. é DESCRITERIOSO E EXCLUDENTE, QUIÇÁ PRECONCEITUOSO, achando que porque é morador de Itaguaí tem mais prerrogativas que os concursados.
    Ledo engano meu caro, se formos aprovados podemos trabalhar em QUALQUER LUGAR DO BRASIL, e a propósito, os "contratos" de mão de obra de natureza 'efetiva' são juridicamente PROIBIDOS, V. Exa. deveria levantar a mão para o céu e agradecer por ainda estar trabalhando nesta situação, e se estiver ruim para o Sr., no momento existem centenas de concursos com inscrições abertas em todo Brasil.... é só encarar!!! Vai lá!!!!
    Por fim, vale a pena ressaltar, que seu "conhecimento" de Lei está aquém da proposta para uma discussão deste calibre, aconselho atualização.
    Tenha uma boa vida, "plantado em seu território".....
    Desde já me reservo o direito de não mais responder a perguntas cujas respostas são ÓBVIAS, desejo que o Sr. seja feliz.

    ResponderExcluir
  7. Realizei o concurso de Itaguai e passei com uma boa classificação, e o que mais me aborrece que nem eu e nem outros que também foram aprovados podem assumir o cargo por que as prefeituras estão cheias de cargo comissionados "aqueles que ficam entregando panfletos nas eleições", enquanto nós que estudamos como loucos ficamos nos bancos de dados até o concurso expirar, tem mais pagamos para realizar a prova, acho que merecemos respeito.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!