Concurso de Itaguaí: Prefeitura remaneja contratados para a periferia e concursados mofam esperando nova convocação


Pelo menos na Educação, o cenário é bastante desanimador para os candidatos aprovados no concurso da Prefeitura de Itaguaí. Lentamente, ao longo dos últimos dias, a prefeitura está remanejando os funcionários contratados das escolas do centro para as unidades escolares localizadas na periferia e no interior do município. 

A grande contradição nessa história toda é a inversão de prioridades. A prefeitura ao invés de primeiramente convocar todos os aprovados para depois fazer o remanejamento com as vagas que sobrarem, faz justamente o inverso, ou seja, está prioritariamente remanejando os contratados e convocando os aprovados no concurso para as vagas que sobrarem no centro da cidade.

Com episódios como esse, consolida-se uma questão dramática em todo esse processo. Com essa decisão de manter a qualquer custo todos os funcionários contratados, a prefeitura terá em breve um grande pepino para descascar nas instâncias judiciais. O recente episódio envolvendo o concurso de Belford Roxo ainda não deve ter sensibilizado os administradores da nossa cidade.

Espero, sinceramente que a Prefeitura de Itaguaí não opte por cruzar os braços, manter os funcionários contratados e deixar os candidatos aprovados, e levar até as últimas consequências. Lógico que, pela jurisprudência, a prefeitura perderá qualquer ação imposta por aprovados no concurso, porém, ficarei perplexo se a prefeitura optar por recorrer desenfreadamente das ações perdidas nos tribunais superiores apenas para prolongar a dor de todos num capricho eleitoreiro.

Prof. Danilo Aguiar

7 comentários:

  1. Ainda tem gente que foi convocado para levar os exames e ainda não foram chamados para posse, liguei pra lá e disseram que para o meu cargo não tem previsão ainda.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que todos querem e precisam trabalhar, os efetivos estao chegando aos poucos...mas estao entao qual o problema de manter os contratados?
    Teve muitos professores do primeiro segmento que foram convocados e so querem trabalhar nas escolas proximo ao centro ou de facil acesso, dessa forma so sobra o suburbio para os contratados e mais...remanejar, com calma e cautela pq acima de tudo esta o bem estar dos alunos.
    Como eu comecei este comentario...todos querem e precisam trabalhar, mas estao lembrando das crianças?
    Todos os efetivos vao ocupar suas vagas, talvez demore mais para uns do para outros...porem todos tomaram posse.
    Esse discurso é muito bonito...mas ate pouco tempo vc tbm era contratado...
    Bjs e boa sorte a todos, lembrem-se que o SOL BRILHA PARA TODOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Prof Danilo, esta situação realmente é muito complexa, por isto gostaria de informar o seguinte: Os contratados q estão sendo remanejados estão sendo mandados, em enorme maioria, para escolas de dificil acesso, onde sequer há condução. Não é a situação ideal perante a lei, mas, pelo menos, estas pessoas estão tendo mais um tempo para procurar outro emprego, não vou ser hipócrita de dizer que não há intenção política, mas, também se tornou a opção mais HUMANA. Admiro de verdade seu trabalho e o do prof Fabiano, porém, espero que no q se refere a esta postagem, apenas tenha faltado informação!

    ResponderExcluir
  4. sem comentários.... gente descriteriosa, tendenciosa e hipócrita que não percebem que a LEI foi feita pra ser cumprida, gostem ou não, recorram ou não, e DIREITO É DIREITO e ponto final.

    ResponderExcluir
  5. Anonimo das 10:46 Poderia então me informar sobre o critério a q se refere? Vc é morador aqui do município? Concordo q direito é direito! Mas a constituição também assegura que TODOS tem o direito a um salário digno e a um emprego. Onde vc mora? Voce iria trabalhar na escola renato gonçalves pagando pelo menos 2 passagens e caminhando 3 KM? É para escolas com estas que estes MORADORES do município estão sendo encaminhados para dar lugar aos concursados que, em maioria, não são moradores do municipio.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo das 10:4631 de março de 2012 14:14

    Onde eu moro ou onde vou trabalhar, não compete ao Senhor!!! Local da domicílio para prestar concurso público é IRRELEVANTE
    Saiba de uma vez por todas, que o critério de concurso publico de provas e provas e títulos é livre e também é norma Constitucional, E ESTE SIM ASSEGURA TRABALHO, pois prova quem é realmente capaz de ser servidor e não "reclamador".
    Portanto o Sr. deveria ter participado do processo seletivo para se sentir mais confortável em reclamar um direito que não tem prioridade, uma vez que a prioridade aqui citada pertence aos concursados aprovados e selecionados.
    O critério de liberdade de entrar num processo seletivo é principiológico e cabe a cada brasileiro escolher em qual esfera de Poder pretende atuar e mais, em qual estado/cidade do Brasil pretende participar.
    O Sr. é DESCRITERIOSO E EXCLUDENTE, QUIÇÁ PRECONCEITUOSO, achando que porque é morador de Itaguaí tem mais prerrogativas que os concursados.
    Ledo engano meu caro, se formos aprovados podemos trabalhar em QUALQUER LUGAR DO BRASIL, e a propósito, os "contratos" de mão de obra de natureza 'efetiva' são juridicamente PROIBIDOS, V. Exa. deveria levantar a mão para o céu e agradecer por ainda estar trabalhando nesta situação, e se estiver ruim para o Sr., no momento existem centenas de concursos com inscrições abertas em todo Brasil.... é só encarar!!! Vai lá!!!!
    Por fim, vale a pena ressaltar, que seu "conhecimento" de Lei está aquém da proposta para uma discussão deste calibre, aconselho atualização.
    Tenha uma boa vida, "plantado em seu território".....
    Desde já me reservo o direito de não mais responder a perguntas cujas respostas são ÓBVIAS, desejo que o Sr. seja feliz.

    ResponderExcluir
  7. Realizei o concurso de Itaguai e passei com uma boa classificação, e o que mais me aborrece que nem eu e nem outros que também foram aprovados podem assumir o cargo por que as prefeituras estão cheias de cargo comissionados "aqueles que ficam entregando panfletos nas eleições", enquanto nós que estudamos como loucos ficamos nos bancos de dados até o concurso expirar, tem mais pagamos para realizar a prova, acho que merecemos respeito.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!