Litígio Itaguaí x Seropédica: Martinazzo quer Justiça decidindo caso de Piranema

Prefeito de Seropédica acusa vereador de Itaguaí de fazer demagogia com o caso.

O prefeito de Seropédica Alcir Fernando Martinazzo afirmou que não cabem à Câmara de Itaguaí ou de Seropédica opinarem na discussão sobre a divisa, e sim ao Poder Judiciário do Rio de Janeiro. “Apenas o Poder Judiciário poderá definir se Piranema pertence à Seropédica ou a Itaguaí”, alertou.

Martinazzo destacou o bom relacionamento com o prefeito de Itaguaí Carlos Bussato, o Charlinho, como forma de resolver a questão em paz.

“Seropédica e Itaguaí estão vivendo uma boa fase, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento das cidades, como no que diz respeito ao bom relacionamento entre as duas prefeituras, e por isso penso que a questão deva ser resolvida e discutida pelo Poder Judiciário”, afirmou Martinazzo.

De acordo com o prefeito, o vereador de Itaguaí, Carlos Kifer está sendo demagogo ao aprovar este relatório final da Comissão Especial dos Limites Territoriais, quando na realidade a decisão deve ser da justiça. “Para mim isso não passa de demagogia de campanha, ele está querendo usar a questão como forma de fazer política”, declarou Martinazzo.

Com relação às obras realizadas no Bairro de Piranema, citadas pelo parlamentar na matéria veiculada pelo jornal ATUAL, Martinazzo enfatizou que o bairro esteve esquecido e abandonado por ambas as prefeituras nestes últimos 14 anos. “Por causa desta luta, Piranema ficou esquecida há muitos anos e agora estamos levando dignidade aos moradores de Piranema através das obras de infraestrutura realizadas no local”, enfatizou o prefeito.

Aprovação final

Na última sessão da Câmara Municipal de Itaguaí, Carlos Kifer apresentou o relatório final da Comissão Especial dos Limites Territoriais de Itaguaí e Seropédica, que aponta a divisa entre os dois municípios que ficará a 1,2 quilômetros além do centro de Piranema, no sentido do Km 42. De acordo com avaliação do relator,  a questão vinha se arrastando desde 1997.

Na ocasião de apresentação do relatório, Kifer enfatizou que o município de Seropédica, mesmo com toda a articulação política, teria passado 14 anos sem conseguir tomar o território que pertence a Itaguaí.  Segundo o parlamentar, a decisão final diz que Piranema pertence mesmo à Itaguaí, e demonstrou preocupação pelo fato da prefeitura de Seropédica estar desenvolvendo ações naquela localidade como “se tivesse autonomia para tal”. E deu exemplo da assinatura entre a prefeitura e os Correios para definir a criação de códigos postais para os logradouros da região.

Kifer criticou o fato de a administração do hospital de Piranema continuar sob responsabilidade do município vizinho, já que as escolas da região estão sob jurisdição de Itaguaí. E finalizou em tom de ameaça: “ O mandato de segurança emitido pelo Tribunal de Justiça é uma ordem judicial e ela tem que ser cumprida”, acrescentando que a prefeitura de Seropédica só tem que acatar a determinação.

Vereador rechaça crítica de Martinazzo

O vereador Carlos Kifer reagiu com estranheza à crítica do prefeito de Seropédica à sua aprovação em plenário. Segundo ele, quando vereador e vice-prefeito em Itaguaí, Martinazzo defendeu as mesmas teses que constam no documento. “Quem está sendo o demagogo, então?”, questionou o parlamentar.

 Para Carlos Kifer, a aprovação do relatório é importante para que a população tome conhecimento do que está acontecendo na região. Outra utilidade do documento, segundo Kifer, é a orientação para empresas e concessionárias de serviços públicos, como os Correios e a Light.

 “Quem investe no local precisa saber a quem pertence aquele território. Com isso elas vão saber que a Prefeitura de Seropédica está descumprindo uma ordem judicial”, justificou.

Piramema recebe banho de asfalto em dez ruas do bairro

Conforme o Jornal Atual noticiou, depois de receber saneamento, dez Ruas do bairro começaram a receber asfalto no início deste mês. Segundo Alessandro Alves, da Vale Sul, empresa responsável pela obra,  antes do Natal aproximadamente dez ruas estariam totalmente asfaltadas.

O prefeito Alcir Martinazzo, com o objetivo de verificar de perto como andava as obras, chegou vistoria-las na segunda-feira (05), e aproveitou a ocasião para conversar com os moradores.

Já os moradores aproveitaram a ocasião para sugerir ao prefeito que organizasse a questão dos ônibus na área, construindo um ponto recuado e também uma praça no local.

De acordo com o prefeito, as obras de infraestrutura, saneamento e asfaltamento são um compromisso de campanha, pois constituem uma deficiência grande na cidade. “Nós estamos nos esforçando para atuar em todas as ruas do município, não só nas ruas do centro. Claro que Seropédica inteira precisa receber a atenção do governo, mas em pouco tempo nós já estamos conseguindo realizar obras expressivas para a cidade e assim será durante todo o meu governo”, afirmou.

Questionado por alguns moradores a respeito do asfalto não ter chegado antes ao bairro todo, o prefeito Martinazzo, respondeu: “Nós temos que começar por algum lugar, todos os bairros precisam de obras, e nesse momento o que está planejado para este local é isso que estamos fazendo, mas depois retornaremos com mais obras, agora que começamos não iremos mais parar”, enfatizou o prefeito.

Moradores aprovaram as obras

Moradores que acompanhavam a obra realizada na Reta de Piranema aprovaram a iniciativa da prefeitura. “Piranema é um local complicado, por causa deste problema de divisa, ninguém sabe se pertence a Seropédica ou a Itaguaí, porém o prefeito afirmou que Piranema receberia atenção especial e os moradores estão muito satisfeitos com o que está sendo feito” disse Otávio dos Santos Ramos.

Fazendo coro ao que foi dito por Otávio, Maria Cristina da Silva afirmou que a obra está sendo uma benção para todos e que está muito satisfeita.

6 comentários:

  1. Uma questão que me intriga até hoje. Se Piranema e parte do Chaperó, pertencem a Seropédica, porque não participaram do plebiscito que emancipou Seropédica? A Justiça deveria promover uma outra consulta, agora nesses locais, e aferir a vontade do cidadão.

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente favorável a realização de um plebiscito, tenho certeza que se fizermos um consulta, Itaguaí ganha! Só que na verdade não é necessário a realização de uma consulta, existe uma decisão favorável ao Município de Itaguaí e o Município de Seropédica não obedece e ainda não vem cumprindo um velho acordo de respeito entre os Municípios! Todos sabemos que existe um acordo entre os prefeitos. Seropédica não vem cumprindo o acordo, não respeita a vontade do povo e ainda pressiona os comerciantes e moradores a aceitarem o Município de Seropédica, trocam a conta de luz, aguá e agora querem colocar o CEP como de Seropédica! Isso é um absurdo, eu moro em Itaguaí voto em Itaguaí e não vou aceitar ser de Seropédica!!! Nunca serei desse Município feio e muito mal administrado por um prefeito demogogo e incompetente igual esse Martinazo! Charlinhjo deve estar arrependido de ter colocado Martinazo com prefeito de Seropédica!

    ResponderExcluir
  3. Martinazo é maluco ou tá doidão!É lógico que a justiça é quem vai decidir e não é por vontade dele não! Se |Seropédica não fanhou essa briga ainda devemos isso ao ver. Carlos Kifer, gostaria muito que ele fizesse uma palestra sobre esse tema. Prof Danilo poderia providenciar, seria interessante houvir o vereador e depois o prefeito de Seropédoica. Ou melhor vamos ouvir primeiro Seropéica e depois Itaguaí.

    ResponderExcluir
  4. Estou sabendo que quem bancou a obra de piranema foi o CTR(Lixão, quem está fazendo é Valle Sul, quem mandou fazer foi o Charlinho, ele deu a obra para o Martinazzo. Eu só falo verdade , eu o verdade!

    ResponderExcluir
  5. é melhor deixar do jeito que está, Martinazzo não está dando conta nem sde Seropédica e ainda quer Piranema pra quê? Aliás Seropédica não tem dado sorte em se tratando de prefeito. e quem paga são os moradores!!!!!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!