Itaguaí: Contratados reprovados no concurso ainda esperam um milagre!

 Funcionários contratados estão apegando-se a qualquer esperança de que o concurso será anulado!

Ao andar pelos corredores do meu local de trabalho e nos corredores da prefeitura, é comum escutar dos funcionários contratados reprovados no concurso público da Prefeitura de Itaguaí (RJ) afirmações de que o concurso será cancelado ou que o prefeito não vai chamar ninguém em favor dos contratados.

O desespero dos funcionários contratados reprovados chegou a tal ponto que não é mas possível sequer debater sobre o assunto. Ao conversar com um dos contratados, este, afirmou em tom imperativo que o prefeito vai cancelar o concurso e devolver o dinheiro aos inscritos... Como se fosse tão simples assim (!). Já outros contratados, ainda com o pé na realidade, estão torcendo por algum escândalo e a anulação judicial do concurso.

O fato é que o concurso já foi realizado, os aprovados já são conhecidos, em questão de dias, saberemos quem serão os primeiros a ser chamados em Janeiro de 2012 e também os que ficarão na fila de espera (ou cadastro de reserva). Fatalmente, chamando os concursados, estes entrarão no lugar dos funcionários contratados. Isso é fato, o que ir, além disso, é papo-furado!

Tenho ouvido no facebook afirmações ridículas como que o prefeito não vai homologar o concurso, ou que ele não vai chamar ninguém, ou ainda que aqui a lei não tenha aplicação e a prefeitura não vai cumprir a lei e chamar os concursados... Uma coisa que aprendi nessa vida é que "Deus não ajuda no erro", não esperem um milagre de Deus para manutenção de erros... Se o inscrito passou no concurso, deve ser chamado SIM! Essa é a minha opinião.

Prof. Danilo Aguiar

29 comentários:

  1. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu uma guerra entre aprovados em concursos públicos e terceirizados. Ao dar sentença favorável a uma concorrente ao posto de médica oftalmologista da Universidade Federal Fluminense (UFF), cuja vaga havia sido ocupada por um trabalhador temporário, a corte abriu precedente para uma corrida aos tribunais. No entendimento do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, o fato de o órgão contratar um não concursado deixa clara a necessidade da administração pública de preencher cargos. Com isso, mesmo que não tenha passado nas provas dentro do número de oportunidades definidas em edital, o concorrente tem o direito de ser nomeado enquanto o processo seletivo estiver dentro do prazo de validade.

    ResponderExcluir
  2. É aprovados... Os contratados torcem para que a gente que passou se ferre,ou seja, que aconteça algo de muito ruim para que possamos ficar de fora das vagas que nós conquistamos... Temos que ter pena deles? Por favor... Estamos estudando... Muitos a anos e eles que tentaram uma vez e pq foram ameçados, torcem contra nosso sucesso. Vamos entrar e ocupar o nosso lugar. Pq o lugar agora é de nós APROVADOS!!!!
    Muito bem colocado pelo meu xará, Professor Danilo, Se o inscrito passou no concurso, deve ser chamado SIM! ESTA É A NOSSA OPINIÃO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Agora o prof. Danilo mandou bem!!! Parabéns pelo comentário.
    Agora minha opnião, estou tentando todos os concursos que pintar com as materias que venho estudando a 3 anos. Meu foco é o TRE-RJ, passei para faetec, correios e agora itaguai... pelo visto itaguai vai me convocar 1°, mas é o que paga menos (mais motivação para continuar estudando) como estou desempregadoo só estudando, vou agarra esse "ossinho seco" e continuar tentando outros.

    ResponderExcluir
  4. não aguento esse"ossinho seco" do Alberto KKKKKK .Danilo vc sabe se cadastro de reserva são só com aprovados que entregaram titulos, visto que nem a CEPUERJ sabe informar, ela falou que quem determina isso é a prefeitura de Itaguaí

    ResponderExcluir
  5. Caso eles não convoquem, pois vc pode ligar preço de ligação local para tel: 127 Ouvidoria Geral do Ministério Público Estadual ou ir pessoalmente no prédio MP (Fica no centro do RJ ao lado da Santa Casa Misericordia lá no Castelo) e fazer aditamento (acréscimo) da denúncia nº 18.397 anexada no Inquérito civil 309/05 e 1226/08 existe na investigação do ministério público de Nova Iguaçu. O município a respeito da contratação irregular e esse concurso foi aberto para substituir a mão de obra. Pra vc ter um ideia esse concurso é para ser feito desde 2006 e já estamos indo para 2012 rssrsrsr Outro artifício é vc escrever uma carta endereçada em AR devidamente registrada para Procuradoria do Direito Ministério Público Federal do Cidadão em brasília pedir ajuda para que convoquem e siga a lista dos aprovados, caso contrário só Deus sabe essas convocação. Não há interesse em convocar, pois orçamento tem, mas falta vontade politica.
    Só acredito vendo, pô Itaguaí é uma cidade abandonada das fiscalizações, até hino fala que cidade é abandonada. O máximo que pode acontecer é chamar os que foram classificados, mas quando??? È complicado tirar gente lá, pois maioria é tudo contratado é amante do Vereador é amigo do amigo e assim se vai. Trabalhei cargo efetivo na Pref. de Itaguaí na Pref. não ruim não, é horrível, pois o direito deixou de existir para os servidores. Boa sorte!! Até!!

    ResponderExcluir
  6. então teoricamente se a maioria dos funcionarios são contratados deveriam chamar não só os que entregaram os titulos como um grande numero de aprovados mas qdo vc liga para MP ele pedem um argumento , lógico com base em algo mas como vamos saber ao certo o n . de contratados?

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa que aprendi nessa vida é que "Deus não ajuda no erro", não esperem um milagre de Deus para manutenção de erros... Se o inscrito passou no concurso, deve ser chamado SIM! Essa é a minha opinião. [2]
    __________ Concordo plenamente!

    ResponderExcluir
  8. ninguem me responde o que quero saber. Vão chamar só os que entregaram titulos ou deve haver mais chamadas dos aprovados sem titulos

    ResponderExcluir
  9. Pelo edital, a primeira etapa é ELIMINATÓRIA. Só são aprovados para a segunda etapa o dobro do número de vagas pedida pela prefeitura. Daí, cria-se o cadastro de reservas. Ou seja, pelo que entendi, quem não passou para a 2° etapa, já deve procurar outro concurso, (sabe?) pois nesse concurso, a metodologia aplicada foi essa.

    ResponderExcluir
  10. Caro Danilo Aguiar, tenho acompanhado suas opiniões e comentários a respeito do Concurso de Itaguaí, e pude observar seu alto conhecimento referente à administração da Prefeitura.
    Tenho tentado tirar algumas dúvidas que o Edital não tratou e nem a Prefeitura me respondeu. Vc será minha última tentativa, e será super compreensivo se vc não tiver tais respostas, já que a própria Prefeitura não teve(e nem me respondeu).
    Tive a sorte de passar p/segunda etapa para o cargo de Agente de Trânsito e conto agora com a pontuação dos títulos para me manter dentro do número de vagas (e o concurso não ser cancelado).
    Em quase todos os Municípios, seus Agentes de Trânsito passam por curso de formação antes de atuarem na Rua. Os últimos contratados (ou concursados) de Itaguaí tiveram curso de formação? E os novos, terão?
    Hj com funciona as Escalas de Trabalho de um Agente de Trânsito em Itaguaí?
    E p/finalizar uma pergunta que abrange todos os Cargos, a Prefeitura costuma pagar auxílio transporte aos seus contratados (ou serventuários)?
    Agradeço desde já pela apreciação da postagem e desejo sucesso.
    Luiz Claudio.

    ResponderExcluir
  11. Danilo,
    mesmo tendo um grande numero de vagas ocupada por contratado, só irão chamar até o dobro ?

    ResponderExcluir
  12. Pelo que li no edital, SIM! Mas a nova interpretação do STF pode mudar essa situação, mas aí, estamos falando de vias e teses judiciais!

    ResponderExcluir
  13. Luiz Claudio! Realmente, não conheço a secretaria de transportes! Em relação ao auxilio-transporte, mandei o meu pedido a semanas, e tá tudo engavetado lá na procuradoria juridica da PMI....triste, mas essa é a realidade de uma prefeitura provincianda!

    ResponderExcluir
  14. Danilo vc tem nos ajudado basatante com suas informações . então vou perguntar mais um pouco hahaha.A que nova interpretação do STF você se refere? será que as pessoas que prestaram o concurso pode fazer algo para que isso de fato aconteça?

    ResponderExcluir
  15. boa tarde danilo aguiar!
    pelo que entendi todos so candidatos que foram pra segunda etapa serão convocados? obrigada!

    ResponderExcluir
  16. http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/08/10/stf-decide-que-aprovados-em-concursos-publicos-dentro-das-vagas-oferecidas-tem-direito-a-nomeacao/

    ResponderExcluir
  17. O numero de vagas são 29 então por obrigação eles só tem que chamar este quantitativi. e o restante das vagas fica preenchido por contrato ?

    ResponderExcluir
  18. É BRINCADEIRA TER Q. OUVIR ISSO DO POVO LEIGO DE ITAGUAÍ, QUALIFICO NO MÍNIMO DE BURROS E IGNORANTES !! !! !!! TERÍAMOS ENTÃO O: " MILAGRE DAS IRREGULARIDADES EM CONTRATAÇÕES" ?? SOLTEM SEUS RABOS PRESOS POVINHO DE ITAGUAÍ !! AINDA BEM Q. SÓ JESUS SALVA, AMÉM SENHOR!

    ResponderExcluir
  19. RESPONDENDO A ALGUMAS PERGUNTAS, SE OS CANDIDATOS QUE FORAM APROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS PARA ENTREGADE TITULO SERÃO CHAMADOS OU NÃO! ORA, O EDITAL É CLARO QUANTO TRATA DA APROVAÇÃO:"NO MÍNIMO 50% DE ACERTOS,APROVADO"! MAS O QUANTITATIVO DE CONVOCAR SÓ O DOBRO DAS VAGAS EXISTENTES.MAS COMO O CONCURSO TEM VALIDADE POR 2 ANOS RENOVADOS POR IGUAL PERÍODO,TODAS AS VAGAS QUE SURGIREM AO LONGO DOS ANOS A ADMINISTRAÇÃO VAI CHAMAR NOS APROVADOS QUE ENTREGARAM TITULOS E SE AINDA HOUVER VAGAS OCIOSAS AS MESMAS SERÃO PREENCHIDAS POR APROVADOS.EXEMPLO: NA ÁREA DE ODONTOLOGIA SÓ COMTEMPLARAM 19 VAGAS NO EDITAL, CHAMARAM PARA ENTREGA DE TITULO 38 CANDIDATOS, MAS HÁ CERCA DE 98 CONTRATOS COM A PREFEITURA EM VARIOS SEGMENTOS...DAI UM CANDIDATO QUE SE SENTIR PREJUDICADO PODE VERIFICAR ESSES CONTRATOS NO DATASUS (PORTAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE ) E ENTRAR COM UMA AÇÃO OU DENUNCIAR AO MINISTERIO PUBLICO.POIS A CONSTITUIÇÃO DETERMINA QUE O QUADRO DE PESSOAL DEVE HAVER 90% DE EFETIVO E 10% CONTRATADO EM REGIME DE URGÊNCIA POR NO MAXIMO 6 MESES RENOVAVEIS POR IGUAL PERÍODO.

    ResponderExcluir
  20. Ola Anônimo, concordo plenamente com seu comentário, até pq é o que determina a Lei. Agora fica a pergunta: Pq a Câmara aprovou novo concurso para a Prefeitura de Itaguaí se a listagem final com todos os selecionados ainda não saiu? Um grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  21. é anonimo, concordo com vc, o correto é acontecer dessa forma, mas em Itaguaí tudo pode.se tem mais contrato do que efetivo deveriam chamar tb os aprovados mas como acompanhar isso ? no Brasil td é dificil,em Itaguaí então......

    ResponderExcluir
  22. DEUS é bom...ajuda no correto!
    se tiver vagas ocupadas por contratados quando a mesma deveria ser de aprovados...sempre vai ter alguém lá dentro comentando,o povo não inventa so aumenta...tudo que é falado tem um fundo de verdade.se acontecer tiver mau fé saberemos e correremos atras!

    ResponderExcluir
  23. olá meus amigos vencedores aqueles bravos, que pepetuam a verdade esperando que a segunda listagem seja chamada , e possamos assumi nosso lugar de direito conforme nossa aprovação guando sera.

    ResponderExcluir
  24. Amigos, alguém sabe o número de veterinários contratados?Como conseguir esta informação?Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  25. Prezados, Boa Tarde !

    Passei no concurso para Auxiliar Administrativo, com o valor de salario de R$ 545,00. Alguém sabe informar se tem algum beneficio ? ou se é só esse salario mesmo ?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  26. Existe muita coisa errada neste concurso!!!!! Eu entrei com recurso de uma questão de História e até agora não deram nenhum parecer, nem de deferido ou indeferido. Alguém saber explicar o por que????? Lembrando - não sou o único caso nesta área, existem outros. Já entrei em contato com a CEPUERJ POR E-MAIL E TELEFONE E FUI ATÉ A PRESENTE DATA IGNORADA.

    ResponderExcluir
  27. Como disse bem o Professor, Deus não compartilha com coisas erradas,se existe algo de errado, o erro tem que ser sanado, e as coisas tem que caminhar de maneira certa, o mau do povo brasileiro é querer dar jeitinho, motivo este que o nosso Brasil não vai para frente, pois temos visto pessoas assumir cargos sem capacidade nemhuma, vocês contratados, corram atrás daquilo que é justo, correto e de boa fama, e com certeza acharão o vosso espaço na sociedade, e não fiquem torcendo para as coisas certas darem errado, pois Deus não se agrada disso.

    ResponderExcluir
  28. Preciso de uma orientação,espero contar com vc.
    Passei no concurso, e na prova de titulos fui selecionado,porém quando ligo pra a pefeitura o telefone e tirado do gancho, (isso fica bem claro), como posso saber quando e como vou ser chamado? E como vc disse estou com medo, de esses contratados estarem passando informações erradas propositalmente de fato que o que eles querem é nos prejudicar... tem alguma forma de saber, pois no edital teria que já pelo menos ter sido publicado no diario oficial(que ninguem sabe onde encontrar) Gostaria de saber como conseguir informaçãoes que em que possa confiar já que o nosso unico canal de contato para informçãoes é direto com esses contratados

    ResponderExcluir
  29. Só quero esclarecer uma coisa sou Contratada,tem vários amigos q passaram no concurso eu estou feliz por todos eles e se passaram devem sim assumir o seu lugar de direito a unica coisa q eu ñ gostei na sua fala foi a seguinte frase (Uma coisa que aprendi nessa vida é que "Deus não ajuda no erro") sou contratada e ñ sou um erro trabalho como qualquer um e o fato de burlarem a lei é impossível,contratado ou ñ devemos ter um certo respeito quando expressamos nossa opinião...

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!