Itaguaí precisa de mais linhas de ônibus!

Cidade cresceu, mas opções de trajetos diminuíram ao longo dos anos!

Ao longo dessa semana, ao andar pala rodoviária da cidade, notei uma questão interessante: A nossa cidade possui o mesmo número de opções nas linhas intermunicipais há quase 20 anos! Aliás, em alguns casos, trajetos importantes foram suspensos ou simplesmente extintos.

A última linha intermunicipal a ser implantada na cidade em meados dos anos 90 foi a linha Itaguaí - Barra da Tijuca pela empresa Pégaso. Há mais de 10 anos, a linha Itaguaí - Paracambí / Cacaria foi suprimida e para se chegar a esses destinos, é necessário fazer baldeação em Seropédica.

Outro ponto a ser considerado foi o fim das linhas operadas pela Viação Feital e Viação Itaguaí. Essas linhas hoje são cobertas precariamente e de forma inadequada pela empresa Expresso e Real Rio. Evidenciando que a nossa cidade cresceu muito ao longo desses anos, mas no aspecto do transporte de passageiros ocorreu o inverso!

A nossa cidade precisa urgentemente de novas linhas e novos trajetos para ligar Itaguaí a outras cidades próximas e demais bairros da cidade do Rio de Janeiro. De preferência com a entrada de novas empresas na cidade, assim Itaguaí terá outras opções de acesso, beneficiando a população refém de apenas duas empresas de transporte de passageiros.

Prof. Danilo Aguiar

9 comentários:

  1. llProfessor Danilo bom dia!
    Fico feliz q o senhor tenha atentado para essa questão, pois tenho batido nesta tecla a bastante tempo e ninguém parece querer levar esse assunto a sério!
    Precisamos de mais linhas de ônibus sim! Peço que esse assunto seja discutido de maneira mais séria e menos politiqueira e q este blog e o blog política de Itaguaí sejam fortes instrumentos para q haja pressão sobre nossas autoridades municipais e estaduais.

    ResponderExcluir
  2. Danilo,
    Digo e repito. Este blog tinha que fazer um manifesto pela volta do trem Santa Cruz- Itaguai, de preferência eletrificado e com duas linhas. Peço encarecidamente que abrace esta causa.ABS!

    ResponderExcluir
  3. Mas é aquilo, a volta do trem Itaguaí - Santa Cruz está na pauta da Supervia a tempos...inclusive publiquei no início do ano uma postagem onde a empresa tinha iniciado as desapropriações...mas até agora, nada de novo apareceu!
    Em relação as linhas, publicarei 100 sugestões de novas linhas para cidade e estou aceitando mais sugestões....obrigado a todos pelos comentários...

    ResponderExcluir
  4. concordo com voce que itaguaí precisa de mais linhas ,que a real rio tá deixando a desejar,principalmente ilha da madeira X campo grande.só descordo quanto á feital,pois a expresso substituiu bem a feital

    ResponderExcluir
  5. itaguai presisa sim de mas linhas para sao gonsalo copacabana meier etc

    ResponderExcluir
  6. A Expresso tem poucos ônibus e oferece um serviço precário a população. É vergonhoso e lastimável o estado desses ônibus.
    São ônibus de viagem sendo usados indiscriminadamente, rodando lotados e que não foram feitos para andarem cheios.
    As cadeiras são acolchoadas, mas o ônibus não tem ar-condicionado (a sensação dentro do ônibus é sufocante), pois as janelas não abrem totalmente. A passagem que é a mesma para entrada e saída do ônibus é muito estreita, as pessoas se amontoam, os velhinhos se desequilibram e a VERGONHA reina!

    ResponderExcluir
  7. É verdadeiramente uma falta de respeito, de segurança, de tudo pois esses ônibus da Expresso, só nos oferece perigo, são ônibus com o volante amarrado com arames, bancos quebrados, corredores apertadíssimos, uma única roleta, bagageiro despencando nas nossas cabeças. Verdadeiramente inviável, a concorrente, Feital não tem horário certo e temos que trabalhar, é realmente necessário que seja tomada uma providência pois todos os carros, eu disse todos, estão em estado precário, deveriam ser tirados de circulação.

    ResponderExcluir
  8. Perdoem-me a franqueza, mas precisei ir a Itaguai mês passado e depois de pesquisar e procurar alternativas para lá chegar, fui obrigada a pagar viagem RJ x Paraty, pela Costa Verde, devido às precárias condições de HIGIENE dos ônibus da Real, que saem da Central. Os ônibus parecem nunca terem sido lavados e exalam forte odor; quando "tem ar refrigerado" e janela fechada, só funciona a ventilação e precariamente. Fiquei impressionada de ver quantas pessoas acostumaram-se ao que de pior lhes oferecem e, além de não reclamarem, ainda jogam seus lixos de lanches nos chão. Inacreditáveis cenas de uma "Cidade Maravilhosa", em país desejoso de ser como o primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  9. Eu criei umas sugestões de 14 linhas municipais para Itaguaí. Não sei se ficaram boas, mas há qualquer hora irei mostrar aqui.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!