Casa de Cultura lança hoje livro sobre a família Tupinambá em Itaguaí

A Casa de Cultura de Itaguaí realiza na sexta-feira (23/09), o lançamento da transcrição de um livro sobre a família Tupinambá, descendente do conde de Itaguaí e uma das mais antigas do município. A moradora Margarida Tupinambá, de quase 80 anos, índia de ‘sangue nobre’, marcará presença no evento, previsto para começar às 15h. A neta ilegítima de Antônio Dias Pavão explicará como foi o relacionamento dentro dos porões que deu origem à sua descendência do primeiro e único barão, visconde com grandeza e conde do município. A ação faz parte do projeto “Memória Viva de Itaguaí”.

A partir do livro de atas da Câmara Municipal, do ano de 1853, o historiador da prefeitura, Gustavo Moreira, conseguiu informações que remontam à sociedade da época e relembram a importância dos Tupinambá, frutos da mistura de índios homônimos, com a família nobre de Itaguaí. “O resgate dessa memória é importante para que o município mantenha viva a sua cultura”, afirma Gustavo, que é autor do livro “Itaguaí, a cidade do Porto”. A obra conta a História da cidade, que antes era chamada de Vila de Itaguaí, utilizada como ponto de descanso de viajantes entre Rio e São Paulo.

A Casa de Cultura de Itaguaí fica na Rua Ismael Cavalcante, s/nº - Centro de Itaguaí, antiga estação ferroviária do município. Mais informações pelo telefone (21) 2688-8460.

Quem foi o Conde de Itaguaí
Antônio Dias Pavão foi o primeiro e único barão, visconde com grandeza e conde de Itaguaí. Destacou-se como fazendeiro, produtor de açúcar, café e aguardente, acumulando grande fortuna, empregada em obras de caridade e instituições sociais. Durante a Guerra do Paraguai, doou dezessete contos de réis ao Governo e colaborou municiando e fardando seis voluntários. Foi tenente-coronel do exército brasileiro e um dos fundadores e grandes beneméritos da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

7 comentários:

  1. Por favor! Retirem essa matéria, pois
    não passa de informações deturpadas e mentirosas, causando transtornos para os profissionais da Casa de Cultura.
    Maria de Fátima de Castro Silva Santos
    Coordenadora do Centro de Memória de Itaguaí- Casa de Cultura de Itaguaí.

    ResponderExcluir
  2. Fátima, em relação a matéria, eu posso até tirar de meu blog, mas essa matéria foi distribuída amplamente pelo site Baixada Fácil . com ( http://www.baixadafacil.com.br/municipios/itaguai-resgata-memoria-da-familia-tupinamba-1403.html ). Apenas copiei o link e a matéria.

    Que por sua vez, foi também uma cópia do Jornal O Globo (!). Leia em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/09/23/casa-de-cultura-promove-evento-em-memoria-da-familia-tupinamba-407264.asp

    Ou seja, duas fontes de credibilidade! Gostaria de saber se vc poderia me dar seu telefone, para conversar-mos sobre uma postagem com o seu lado da história, pois assim saberemos melhor o que houve, ok?

    ResponderExcluir
  3. Posso sim e gostaria muito de poder esclarecer o mal entendido.
    97860944/ 21 26888460/2126886705

    ResponderExcluir
  4. Prezados,

    A matéria acima nos foi enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaguaí. Após sermos informados pela senhora Fátima de que havia informações incorretas no texto, entramos em contato com a assessoria, que nos enviou um release com as devidas alterações. Portanto, esta materia já foi excluída do nosso portal. O que houve, acreditamos nós, foi um mal entendido entre a assessoria da Prefeitura e a Casa de Cultura.

    Att,
    Equipe Baixada Fácil

    ResponderExcluir
  5. Maria, o que há de tão grave na matéria do amigo Danilo, que está causando tanto transtorno à sua equipe? Você, como chefe de uma instituição pública, deveria ter mais cuidado ao acusar e ofender terceiros. Pois, certamente, cada um envolvido nesse processo teve a intenção de contribuir com a divulgação do lançamento do livro. Se houve alguma falha na apuração, é muito mais simples você informar o problema para a assessoria da Prefeitura (responsável pelas informações) para que ela retifique junto aos veículos que publicaram. Você é coordenadora da Casa de Cultura de Itaguaí? ...Que pena! Deviam ter alguém mais preparado para lidar com o público cuidando da Casa de Cultura da Cidade!

    Sandro Chagas

    ResponderExcluir
  6. Caro Danilo,

    Só vi o seu post agora. As informações, como a Fátima já afirmou, estão inteiramente deturpadas. O autor da "notícia" criou uma ficção sem sentido e incluiu meu nome sem que eu soubesse.
    Atenciosamente,
    Gustavo Moreira

    ResponderExcluir
  7. É só atentar à expressão grotesca "relacionamento dentro dos porões" para concluir que trata-se de uma mistificação de última categoria.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!