Terras federais atrapalham o planejamento da Prefeitura de Itaguaí
Boa parte de Itaguaí está em mãos do governo federal
Nessa última postagem da série: Projetos e Problemáticas na Prefeitura de Itaguaí, será abordado a questão das terras encampadas pelo governo federal dentro do município de Itaguaí. Ao todo, são aproximadamente 50 Km² reservados a empreendimentos de empresas federais ou sob patrocínio do governo federal. Assim, essas terras ficam de fora do plano diretor da cidade, dificultando o planejamento do território municipal.
O ponto mais problemático nessa questão é que as terras mencionadas acima, na prática, não pertencem ao município de Itaguaí. Pois, o governo federal tem total autonomia na admnistração desse território, sendo que, em nenhum momento, a prefeitura tem voz em qualquer decisão para o uso dessas terras.
Ou seja, a nossa cidade além de perder terras ao longo de sua história para a formação dos municípios de Paracambí, Mangaratiba e Seropédica, também cedeu (a força, diga-se de passagem) para o governo federal. A prefeitura, em muitos casos se vê como mera espectadora juntamente com a população.
Prof. Danilo Aguiar
Agradecimentos
Estamos finalmente terminando essa saga de duas semanas, onde de forma inédita, publicamos essa série de postagens.
Estou agradecendo publicamente ao Secretário de Obras e Urbanismo Jack Fernandes que me autorizou a publicar sobre os novos projetos e as problemáticas também, gostaria também de agradecer ao Vereador Márcio Pinto que viabilizou esse canal de comunicação entre o blog e o secretário.
A todos os meus mais sinceros agradecimentos.
Att.
Danilo
Pelo que vejo nessa problemática da questão das terras federais, teria que ser feito um pedido ao governo federal para incorporação dessas terras ao patrimônio do município, justificando tal pedido com projetos de desenvolvimento urbano e de interesse público.
ResponderExcluir