Comissão conclui relatório sobre a divisa de Itaguaí e Seropédica


O vereador Carlos Kifer pronunciou durante a sessão de ontem da Câmara Municipal que vai finalizar o relatório da Comissão Especial que trata do limite territorial entre os municípios de Itaguaí e Seropédica, envolvendo os bairros de Chaperó e Piranema.

O parlamentar agradeceu os demais colegas pelo prazo dado para a finalização do relatório que será levado a apreciação do plenário na sessão do dia (30). “Com a conclusão deste relatório, vamos esclarecer a todo cidadão itaguaiense e os políticos do nosso estado a grande dúvida existente com relação aos limites territoriais do município. A indefinição ela só existe naqueles que não querem enxergar”, ressaltou Carlos Kifer.

Após aprovação, o relatório será encaminhado às autoridades competentes para que seja tomada uma posição definitiva sobre a polêmica que se arrasta desde a Emancipação Política Administrativa de Seropédica. “O município de Seropédica está ocupando indevidamente o território que pertence ao município de Itaguaí lesando o cidadão Itaguaiense. Prevaricação e desobediência são os crimes praticados pelas autoridades competentes”, concluiu Carlos Kifer.
Mais de uma década de polêmica

A disputa territorial que opõe os municípios de Itaguaí e Seropédica surgiu desde quando a então distrito da primeira cidade se emancipou da segunda. Sem um entendimento acerca da divisa na região de Piranema, e diante do silêncio da Fundação Centro de Informação e Dados do Estado do Rio de Janeiro (Cide) a questão foi parar na Justiça, repousando hoje no Supremo Tribunal Federal. Enquanto isso, muitos moradores da região se veem às voltas com situações inusitadas, como, por exemplo, pagar imposto em uma cidade e votar em outra.

A indefinição cria também entraves em outra esfera, ponde em xeque situações como o licenciamento municipal de empreendimentos como a Central de Tratamento de Resíduos Santa Rosa, localizada em área que, segundo o vereador Carlos Kifer, está dentro dos limites territoriais de Itaguaí. A ascensão do ex-vice-prefeito de Itaguaí à Prefeitura de Seropédica foi enxergada com uma chance de pôr um ponto final na polêmica, em razão da ligação entre Martinazzo e Charlinho, mas ambos os prefeitos optaram por não interferir no andamento do processo no âmbito judicial.

No âmbito Legislativo, as duas cidades instituíram comissões para tratar do assunto, mas até o momento poucos resultados práticos foram alcançados. Com a decisão da Câmara Municipal de Itaguaí, uma nova pressão pode ser exercida para que a questão seja definitivamente resolvida, principalmente para garantir a tranquilidade de moradores que hoje vivem uma crise de localização, sem saber ao certo se residem em Itaguaí ou em Seropédica.
 [...]

Um comentário:

  1. APÓS ANOS DE ESQUECIMENTO, ESTA QUESTÃO SÓ SE TORNOU INTERESSANTE PARA OS NOSSOS "PARLAMENTARES", DEVIDO AOS GRANDES INVESTIMENTOS QUE EMPRESAS QUEREM FAZER NAQUELES BAIRROS.. OU ALGUÉM ACHA Q ELES TEM SENTIMENTO DE PATRIOTISMO MUNICIPAL??

    PQ ELES TB NÃO SE PREOCUPAM COM O PESSOAL QUE MORA NOS BAIRROS QUE FAZEM DIVISA COM PARAMCAMBI SEROPEDICA, Q NÃO SÃO ASSISTIDO POR NOSSA PREFEITURA???

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!