Supervia anuncia: O Trem do ramal de Itaguaí voltará a circular até 2012!
Título original: Central do Brasil vai virar ponto turístico
Novo sistema de embarque nos trens começa a ser testado nesta quarta-feira
A SuperVia (concessionária que administra os trens no Rio de Janeiro) dá início nesta quarta-feira (15) à fase de testes do programa de fidelização das plataformas. O sistema de plataformas fixas vai acabar com a correria no embarque de passageiros na Central do Brasil. A partir do dia 1º de julho, os usuários já saberão onde pegar o trem e não precisarão mais aguardar a informação no momento do embarque. Segundo Carlos José Cunha, presidente da empresa, a SuperVia vai contratar 200 novos funcionários para orientar e conduzir os passageiros.
- Estamos contratando cerca de 200 novos funcionários, entre maquinistas, agentes de segurança e pessoas que orientarão a população. Amanhã, começamos em fase de teste com pessoas com uniformes de “posso ajudar?”, orientando toda a população, explicando o funcionamento das plataformas fixas. Não é uma coisa muito simples, é uma mudança de hábito de anos.
Até 2020, o Governo do Estado investirá R$ 2,4 bilhões na compra de 140 novos trens com ar condicionado e na reforma de 91 trens de aço inox sem ar condicionado. A previsão é a de que até 2014, o Rio de Janeiro tenha 191 trens. Para 2016, a SuperVia prevê 211 composições.
De acordo com o presidente da SuperVia, outra mudança prevista para os próximos anos é transformar a Central do Brasil em ponto turístico.
- A estação, que recebe 600 mil pessoas por dia, é um ponto importante da história do Rio de Janeiro. Faremos melhorias no sistema de iluminação e nos padrões de limpeza da estação. O objetivo é tornar a Central do Brasil um ponto turístico.
Estas ações marcam o início da nova formação da SuperVia: 60% controlada pela Odebrecht TransPort e 40% por fundos de investimentos estrangeiros. O contrato de concessão da empresa foi prorrogado por mais 25 anos, sendo válido até 2048.
Passageiros ainda enfrentarão lotações e calor no próximo verão
De acordo como o presidente da SuperVia, o último trem que foi comprado para entrar em circulação no próximo ano só chegará em maio. Enquanto isso, a população ainda enfrentará lotação e calor. O secretário estadual de Transportes do Rio, Júlio Lopes, disse que, apesar do processo de licitação do transporte estar dentro do prazo, a compra de equipamentos ferroviários é demorada.
- O prazo de licitação está rigorosamente dentro do prazo. O governador Sérgio Cabral fez a maior compra já feita no sistema ferroviário do Rio. Foi a licitação mais rápida feita para trens pelo Banco Mundial e o menor preço praticado no Brasil. O problema é que equipamentos ferroviários obedecem a demandas de maior prazo.
Investimentos
O governo investirá R$ 1,2 bilhão na compra de 90 novos trens, todos com ar condicionado. Destes, 34 já foram adquiridos e começam a operar entre 2011 e 2012.
O investimento da SuperVia, também de R$ 1,2 bilhão, inclui a aquisição de outros 30 novos trens climatizados, reforma e instalação de refrigeração em 73 trens de aço de inox, implantação de um novo sistema de sinalização, modernização da infraestrutura e intervenções em 98 estações, além da revitalização do ramal de Guapimirim e da instalação do ramal Santa Cruz-Itaguaí.
O conjunto de ações, batizado como SuperVia em Movimento, prevê ainda a retirada de circulação de 49 trens antigos sem ar condicionado, a revitalização da estação da Central do Brasil, com a construção de um banheiro gratuito que começará a funcionar em agosto deste ano, a instalação de um equipamento de borracha para reduzir o vão entre o trem e a plataforma e diminuir os riscos de acidentes para os passageiros, além da instalação de mais de 250 câmeras de segurança nas estações.
- Estamos contratando cerca de 200 novos funcionários, entre maquinistas, agentes de segurança e pessoas que orientarão a população. Amanhã, começamos em fase de teste com pessoas com uniformes de “posso ajudar?”, orientando toda a população, explicando o funcionamento das plataformas fixas. Não é uma coisa muito simples, é uma mudança de hábito de anos.
Até 2020, o Governo do Estado investirá R$ 2,4 bilhões na compra de 140 novos trens com ar condicionado e na reforma de 91 trens de aço inox sem ar condicionado. A previsão é a de que até 2014, o Rio de Janeiro tenha 191 trens. Para 2016, a SuperVia prevê 211 composições.
De acordo com o presidente da SuperVia, outra mudança prevista para os próximos anos é transformar a Central do Brasil em ponto turístico.
- A estação, que recebe 600 mil pessoas por dia, é um ponto importante da história do Rio de Janeiro. Faremos melhorias no sistema de iluminação e nos padrões de limpeza da estação. O objetivo é tornar a Central do Brasil um ponto turístico.
Estas ações marcam o início da nova formação da SuperVia: 60% controlada pela Odebrecht TransPort e 40% por fundos de investimentos estrangeiros. O contrato de concessão da empresa foi prorrogado por mais 25 anos, sendo válido até 2048.
Passageiros ainda enfrentarão lotações e calor no próximo verão
De acordo como o presidente da SuperVia, o último trem que foi comprado para entrar em circulação no próximo ano só chegará em maio. Enquanto isso, a população ainda enfrentará lotação e calor. O secretário estadual de Transportes do Rio, Júlio Lopes, disse que, apesar do processo de licitação do transporte estar dentro do prazo, a compra de equipamentos ferroviários é demorada.
- O prazo de licitação está rigorosamente dentro do prazo. O governador Sérgio Cabral fez a maior compra já feita no sistema ferroviário do Rio. Foi a licitação mais rápida feita para trens pelo Banco Mundial e o menor preço praticado no Brasil. O problema é que equipamentos ferroviários obedecem a demandas de maior prazo.
Investimentos
O governo investirá R$ 1,2 bilhão na compra de 90 novos trens, todos com ar condicionado. Destes, 34 já foram adquiridos e começam a operar entre 2011 e 2012.
O investimento da SuperVia, também de R$ 1,2 bilhão, inclui a aquisição de outros 30 novos trens climatizados, reforma e instalação de refrigeração em 73 trens de aço de inox, implantação de um novo sistema de sinalização, modernização da infraestrutura e intervenções em 98 estações, além da revitalização do ramal de Guapimirim e da instalação do ramal Santa Cruz-Itaguaí.
O conjunto de ações, batizado como SuperVia em Movimento, prevê ainda a retirada de circulação de 49 trens antigos sem ar condicionado, a revitalização da estação da Central do Brasil, com a construção de um banheiro gratuito que começará a funcionar em agosto deste ano, a instalação de um equipamento de borracha para reduzir o vão entre o trem e a plataforma e diminuir os riscos de acidentes para os passageiros, além da instalação de mais de 250 câmeras de segurança nas estações.
ramal itaguai? onde esta escrito isso na materia?
ResponderExcluirPenúltimo parágrafo!
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