Guerra Midiática: Vereadores perdem espaço e Charlinho avança

Vereadores perdem espaço junto a população pela falta de uma máquina de comunicação eficiente


O velho guerreiro Chacrinha sempre dizia: "Quem não se comunica, se trumbica!", hoje, essa máxima se aplica literalmente a política local. O atual prefeito sabe como ninguém manter a precária mídia local a seu favor. Não é de se negar que o Sr. Bussato montou uma verdadeira máquina de comunicação, todos os jornalecos locais mantém initerruptamente notícias a seu favor, as rádios locais (comerciais, comunitárias e piratas) mantém laços pra lá de estranhos com a prefeitura ... ou seja, não se pode negar que no quesito "mídia", o atual prefeito da cidade conseguiu fechar o cerco com os vereadores.

Na semana passada, fui Câmara Municipal conversar com o vereador Toni Coelho e Carlos Kifer sobre a implantação do Canal da Cidadania / TV Câmara Municipal pelo sinal digital aberto na cidade, e durante a conversa, fui surpreendido, houvi um relato longo sobre as atividades que estavam rolando naquela casa legislativa que a população em geral não sabe. Isso ocorre pela falta de cobertura da mídia local e a inexistência de uma máquina de comunicação do próprio poder legislativo local.

Toda casa legislativa séria tem seu núcleo de comunicação. Coisas simples como manter o site da casa devidamente atualizado, ou a gestão dos perfis da casa nas redes sociais, manter os site e blogs dos vereadores devidamente em ordem, ou ainda a transmissão das sessões pela internet... não é luxo e sim necessidade. Ano passado, a Câmara Municipal cometeu o erro de terceirizar a produção e a atualização do seu site, resultado: O site está completamente desatualizado (!), em qualquer casa legislativa séria, esse tipo de coisa JAMAIS é terceirizada, pois trata-se de tratamento de informação estratégica.

Sem um núcleo de comunicação, tudo o que ocorre dentro da Câmara Municipal fica dentro das paredes da sala de sessões (!). Não adianta falar, gritar, ou esperniar...o eleitor jamais fica sabendo. O dever dos blogs como o nosso é repercutir, mas em Itaguaí, pela inércia do legislativo, estamos também tendo que informar primeiramente, pois não há quem o faça dentro daquela casa.

Por outro lado, há vereadores que preferem que as coisas continuam do jeito que está, pois além de não ter o dom de comunicação, sempre ganharam suas eleições de maneira nada ortodoxa, assim, é melhor ficar do jeito que está, um verdadeiro apagão midiático na câmara. Nessa, só um está ganhando até agora, é o prefeito Charlinho.

Prof. Danilo Aguiar

2 comentários:

  1. O problema do site da câmara não é de terceirização e sim de priorizar como também a transmissão das sessões legislativas, existem recursos disponiveis para isto, e acredito que estes serviços sejam disponibilizados em breve, pelas declarações do Vereador Beto da Reta. A questão da Tv foi feita a indicação para o prefeito dentro do que conversamos inclusive citei os nomes dos professores Danilo e Fabiano.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, concorco com você nesse aspecto, o problema pode não ser a terceirização mas SIM a priorização. Como digo sempre, "colocar a questão em PAUTA".

    Em relação as afirmações do Vereador Beto da Reta, esse "em breve" não pode ser sinonimo de "muito longe" pois estamos a = ou - 1 ano das eleições. Se for lançado o serviço muito perto do pleito de 2012, o seu resultado poderá ser nulo para a sociedade. ,

    Em relação a TV, fiquei feliz demais ao saber que a questão que levamos para vc foi aproveitada!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!