Agora, Itaguaí precisa de uma Universidade Pública!

Itaguaí precisa de uma extensão universitária aos moldes
do Campus Nova Iguaçu da UFRRJ



Nos últimos meses, a cidade recebeu quase que simultaneamente duas unidades de ensino: O SENAI com vários cursos profissionalizantes e uma unidade descentralizada do CEFET com ensino médio técnico. A meu entender, essas estruturas estão chegando com certo atraso, porém tenho que concordar que é melhor chegar tarde do que nunca.

Agora, é inevitável supor que uma cidade com tantas oportunidades, principalmente provenientes do porto e da logistica envolvida precisará de mão-de-obra altamente especializada, com graduação superior no mínimo. Não passa pela minha cabeça que essa mão-de-obra seja formada fora da cidade, seja na UFRRJ ou UEZO (as mais próximas) ou em qualquer outro lugar.

Itaguaí precisará num futuro bem próximo de um estabelecimento universitário público especializado nas atividades relacionadas ao porto, ao polo do pré-sal e a fábrica de submarinos da marinha. É inaceitável ver no futuro o que ocorre hoje no Distrito Industrial de Santa Cruz, onde, diariamente centenas de ônibus fretados chegam de pontos longuíquos trazendo trabalhadores para ocupar os postos de trabalho que poderiam ser nossas nessas empresas...

O governo municipal deveria aproveitar esse espírito de cooperação das grandes empresas transnacionais e propor a construção do prédio para a instalação de uma extensão universitária (necessariamente pública) para que os moradores da cidade não precisem mais se deslocar para fora de nosso município para estudar. Acredito que instituições públicas como a UERJ, UFRJ, UFRRJ, UFF ou UNI-Rio dificilmente recusariam assumir uma estrutura pronta somente esperando para ser ocupadas.

Fica para os leitores a proposta para a instalação de uma extensão universitária na cidade.

Prof. Danilo Aguiar

Um comentário:

  1. O senador Lindberg,implantou uma universidade pública em Nova Iguaçu,quando foi prefeito daquele município,dando oportunidade à maioria da população que,por ser menos favorecida,não poderia ter acesso às faculdades particulares pertencentes ao ex e atual prefeito.
    Agora,Lindberg é candidato a governador do Estado do Rio de Janeiro.Na minha opinião,somente ele será capaz de trabalhar para o nosso Estado,principalmente,na área da Educação.
    Não adianta construir faculdades particulares,se a maioria não possui poder aquisitivo para pagar
    altas mensalidades,mesmo se forem ótimas como, por exemplo,a Cândido Mendes.Como também não resolve (para a população),faculdades baratas "pagou,passou"...

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!