Opinião: A EXPO-ITAGUAÍ morreu a muito tempo! O que vemos hoje é apenas uma grande FESTA - Empenhamos DINHEIRO para movimentar a ECONOMIA de outras cidades! - O ITAGUAIENSE é estrangeiro em sua própria festa! (Escrito por Danilo Aguiar)


Amigos, o Blog Cidadania do Porto vem por essa postagem expor a opinião de um morador que nasceu na cidade e vive desde então aqui em Itaguaí. Desde 1993 vou a todas as "EXPO", se no passado meu pai me levava, hoje eu vou com minha digníssima noiva e no futuro levarei meus filhos, se Deus quiser.

O que ocorre é que a EXPO-ITAGUAÍ foi criada para comemorar o DIA DE EMANCIPAÇÃO política e administrativa da cidade e também a exposição do que é produzido em nossa cidade e região. Nos primeiros anos, a estrela da EXPO era justamente a exposição agropecuária, com a presença marcante dos produtores locais e o comércio da cidade presente.

Em relação a exposição agropecuária, vejo que a cada ano, cada vez menos expositores de Itaguaí aparecem para mostrar seus produtos e suas produções. Meus pais sempre vão a EXPO para ter contato com outros criadores de animais da região, em busca de negócios. Ao chegar nesta EXPO, não encontrou quaisquer números de contatos e muito pouca informação do que estava sendo exposto ali.

Acredito que esse não foi um problema isolado nesta EXPO de 2015, é um processo que vem se intensificando ano após ano. A cidade cada vez menos produz, com consequência, possui poucos produtores, logo em seguida, cada vez menos pessoas para mostrar o que produz. Não adianta mostrar uma LINDA HORTA no setor agropecuário da EXPO se não vemos isso fora dali na área rural de Itaguaí.

Infelizmente, o setor agrícola de Itaguaí reduziu-se a alguns empreendimentos isolados e o que vemos na EXPO retrata isso. A EXPO, salvo exceções cada vez mais escassas, mostra apenas o trivial, transformando o setor, que era o coração da festa quando foi criado em 1993, apenas em um parque de curiosidades. Itaguaí não é mais um cidade agropecuária e agro-pastoril a muito tempo. 

Dali, um dos poucos pontos positivos foram as oficinas de artesanato, espero que isso também não seja feito apenas para a EXPO e continue ao longo do ano. 

Em relação ao comércio, ocorreu nessa EXPO uma redução visível dos EXPOSITORES de Itaguaí no evento. Eram vendedores e comércio de Barra Mansa, Miguel Pereira, Juiz de Fora, Vitória, Argentina, Chile, até mesmo europeus... de Itaguaí vi muito pouca gente vendendo coisas, dentro e nas imediações do parque de eventos.

Aos Itaguaienses, restou vender coisas no lado de fora da estação de trens, pois até na entrada e saída da EXPO não reconhecia ninguém daqui. Muito se fala que a festa serve pra movimentar a economia da cidade, eu vejo essa festa HOJE, nesses moldes que foram se consolidando, como uma festa que está pilhando a economia da cidade.

Pensem! Os comerciantes de fora da cidade se instalam na EXPO, vendem muito, trazem seus próprios empregados de fora, vendem muito e depois vão embora. Quem é de fora da cidade, vem para a EXPO, assiste o show de graça, compra alimentos e bebidas com comerciantes que majoritariamente NÃO são daqui e o dinheiro injetado ali vai embora com o fim da EXPO.

E o comerciante local, onde fica? 

"Será que não há mais espaço na EXPO pra dona que faz cachorro quente no Brizamar? 

Será que não há espaço pra dona que faz caldos e sucos no Engenho?

Será que não há espaço na EXPO pra senhora que faz bolos e tortas no Chaperó apresentar seu trabalho?

Será que não há mais espaço DENTRO da Expo pro senhor do bairro Jardim América pra vender pipoca?

E assim por diante....

Acredito que o problema é maior que a EXPO, é a cidade mesmo! Uma cidade festeira mas vazia ao mesmo tempo, com seu setor produtivo cada vez menos atuante ou desvalorizado. O comerciante de Itaguaí não quer vender produtos na rua, esmolando clientes durante a EXPO, o pequeno comerciante de Itaguaí merece está dentro da EXPO!

Defendo a manutenção da EXPO, mas a "EXPO de raiz", como no passado, com foco para nossa cidade e que volte a ser a VITRINE de nossa cadeia produtiva e valorizando o pequeno comerciante local. Só assim, poderemos dizer de verdade que a EXPO movimenta a ECONOMIA da cidade!

2 comentários:

  1. Prezado Danilo Aguiar, perfeita sua análise.
    Em meu simples entendimento das causas mais produtivas para a nossa cidade, imagino eu que uma festa nesta proporção o objetivo principal deveria ser:

    Participação de todos para todos, o que seria isto:

    - Voltar as origens, expositores e negócios na região para região.
    - Fazer com que as barracas de grande porte sejam, desenvolvidas e executadas para as causas sociais, como: Apae / Asilos / Creches / Igrejas, ou seja para associações filantrópicas.

    Desta forma poderíamos agregar valores em que toda sua renda ficassem em nossa cidade como forma de legado social.

    Parabéns pela sua análise.

    ResponderExcluir
  2. Segundo a mais nova emergente da elite itaguaiense, a Expo não é mais para amadores. Nojenta!!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!